ESTUDO ESPÍRITA PROMOVIDO PELO IRC-ESPIRITISMO HTTP://WWW.IRC-ESPIRITISMO.ORG.BR CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS HTTP://WWW.CELD.ORG.BR TEMA:" RECONHECE-SE O CRISTÃO PELAS SUAS OBRAS." O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XVIII - ITEM 16. EXPOSITOR: FLÁVIO MENDONÇA JOÃO PESSOA 03/07/2004 Prece Inicial: <__Eveline__> Jesus, Mestre amado, médico das almas, pastor compassivo. Te agradecemos por mais essa oportunidade de estarmos aqui, reunidos através da net, para mais um estudo da Doutrina Espírita. Ampara-nos a todos os presentes, ilumina a nossa irmã que fará a preleção desta noite. Dá-nos compreensão para os ensinamentos que forem trazidos, dá-nos fortaleza para colocarmos em prática o que aprendermos aqui e pra tudo que aprendemos através desta doutrina de amor.Infunde em todos os nossos sentidos, a Luz de Teu imenso amor e fica conosco Jesus em todos os momentos de nossa vida. Que assim seja! Exposição: Caros amigos, apreciadores das verdades eternas, muita Paz! É com imenso prazer que divido com vocês este lindo momento de reflexão e estudo. Hoje trataremos do tema: RECONHECE-SE O CRISTÃO PELAS SUAS OBRAS. Vamos a ele. Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. ( Mt. 16:27 ) Esta máxima do Cristo revela que na Natureza, uma lei regula todo o universo físico e metafísico. Mas seria isso realidade ? Vejamos o que diz os conceitos da física mecanicista: Isaac Newton - " Toda ação produz uma reação de força oposta e de mesma intensidade". A ciência materialista comprova esta assertiva newtoniana através de suas observações empíricas. Mas no universo metafísico, como provar esta realidade ? Embora o mundo metafísico não seja da alçada da ciência materialista, e portanto, empirista, temos nas observações consideradas científicas, de cunho psicológico e fisiológico, a evidência de que isso seja verdade. Vejamos, na psicologia sabe-se que as emoções produzem efeitos positivos ou negativos na mente da criatura, dependendo da sua natureza mais ou menos positiva ou negativa. Os distúrbios de ordem psicológicas, são atribuídos a fatores emotivos, onde o ser carregado de conflitos, deságua em desequilíbrio psicológico. Já a fisiologia moderna, atribui também a estes distúrbios emocionais, as patologias do corpo, através do que eles chamam de somatizações. Trata-se da transferência da carga energética que provém do emocional e deflagra-se no corpo, se expressando como patologias somáticas. Entendendo-se que o corpo é uma entidade energética produzida por uma psique, qualquer distúrbio na fonte ( psique ) corrompe o seu extremo, no caso, o corpo fisiológico. Hoje dá-se o nome de ciência psicossomática. Jesus, em seu Evangelho de amor, nos traz em Mateus 6: 22 e 23 - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!" Este ensinamento reflete o mesmo que a ciência psicossomática hoje vem dizendo a respeito de seu objeto de estudo, ou seja, as reações que refletem no corpo em decorrência do estado emocional. Se uma pessoa mantém seu estado emocional em desalinho, terá como conseqüência, seu corpo doente. Assim Jesus estabelece uma sabedoria que só hoje o homem começa a entender através das observações científicas. Podemos então, de forma racional, entender o sentido da máximo do Cristo. Mas o que isso teria haver com o tema da noite - Conhece-se o cristão pelas suas obras ? Ora, um cristão, aquele que entendeu a mensagem de amor do Cristo, absorve seus ensinamentos, pondo-os em prática, tanto na casa mental, como na expressão física. Assim, revela-se pelas suas boas obras. Podemos ver também em diversas passagens bíblicas e de outras sabedorias, esta mesma perspectiva, onde o devoto se entrega por inteiro à verdade revelada pela autoridade do seu mestre. Paulo, o apóstolo dos gentios, disse certa feita em Gálatas 2:20 - "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim". Nos ensinamentos védicos, no Bhavagad-guita, o Senhor Krishna ensina a Arjuna, seu devoto, que o devoto verdadeiro, aquele que se encontra pacificado, aquele que entrega toda sua força, toda sua inteligência, a serviço de Deus, pois, confiando Naquele que comanda o Universo, age sem dúvida na Sua sabedoria infinita. É portanto, pelas ações, pelas obras que distinguimos um homem-animal, de um homem-racional, de um homem-sábio e de um homem-santo. São etapas da existência em que nos posicionamos frente a real condição que estamos. Ações pautadas em condições muito brutalizadas, irracionais e compulsivas, refletem a natureza animalizada que muitos possuem. Já posições mais intelectivas demonstram o campo mental onde a pessoa atua. Um homem-sábio se mostra pelos bons ensinamentos e pelas decisões mais elevadas que toma. Finalmente o homem-santo, se mostra todo acima das coisas mundanas, voltando-se para os valores eternos da alma, e expressando grande caráter de bondade e compaixão. Jesus, ao proferir a frase: " Pelos frutos se conhece a árvore", instituiu as obras como sendo a identidade do caráter de cada pessoa. Vemos no mundo pseudo-sábios, pseudo-homens de virtudes, pseudo-religiosos que com o fito de se beneficiar através da inocência e ignorância alheia, amealham enormes recompensas, tanto no campo moral, quanto no campo econômico e financeiro. A estes Jesus chama de Hipócritas e sepulcros caiados. Sabia Jesus que esta recompensa do mundo material, iria trazer enormes dores no campo moral, e conseqüentemente, no campo mental. Eis porque ele aconselha que não façamos o mesmo, quando diz também em Mateus 6, do versículo 1 até o 17, que não devemos nos assemelhar aos hipócritas, ao darmos esmolas, quando fazemos nossas orações e no jejum, pois fazem para obter recompensas aqui, no mundo dos homens inferiores. Vale a pena uma reflexão sobre estes versículos. Do campo mental sai todo bem ou todas as torpezas humanas. Por isso Jesus diz que não é o que entra pela boca que macula o homem, mas o que sai da sua boca, pois, a boca fala daquilo que transborda no coração. Traduzindo, Jesus mostra que aquilo que vai na casa mental é que turva a visão humana, tornando cada um responsável pelo que lhe acontece, se paciente ou são; se dirigente ou passageiro; se escravo ou liberto. Reafirma isso quando assegura que o adultério nasce no pensamento, e se expressa depois, na ação. Sugere que não permitamos que se instale na nossa casa mental, as viciações passadas, de forma a criar unidades degenerativas. Incita-nos a nutrir virtudes que substituem as viciações, criando anteparo suficiente para não nos resguardarmos das investidas delas no futuro. Kardec, em nota no Evangelho Segundo o Espiritismo, diz o seguinte: "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más." Os espíritos, conforme questão 909 do Livro dos Espíritos, trazem a resposta a seguinte pergunta: Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? "Sim, e, freqüentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!". No Evangelho Segundo o Espiritismo, no CAPÍTULO XVIII, item 16, nas instruções dos espíritos, o espírito de Simeão inicia com esta citação de Jesus: "Nem todos os que me dizem: Senhor! Senhor! Entrarão no reino dos céus, mas somente aqueles que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus".Isso também tem significado dentro do que estudamos. Quantos não se utilizam desta linguagem superficial para se enganarem e/ou enganarem aos inocentes? Mas uma vez Jesus nos incita ao apostolado da sinceridade, da justiça e do amor, como sendo a garantia de uma recompensa verdadeira e eterna, e não a recompensa efêmera e transitória que a vida terrena nos proporcionam. Tornar-se um verdadeiro cristão, um verdadeiro espírita, um verdadeiro devoto de Deus, requer muito esforço para o homem comum, pois, necessário é transpor as próprias imperfeições, as próprias ignorâncias. É passar pela porta estreita da salvação que Jesus falou. Mas Jesus nos mostra o caminho. Ele não só apela para nossos erros como um crítico leviano. Nos auxilia, mostrando seus exemplos de vida. Promove em nós uma vontade de ser como ele. Mostra que a fé, do tamanho de um grão de mostarda é capaz de transportar estas montanhas da consciência imatura: os medos, a insegurança, a falta de confiança nas leis naturais instituídas por um Deus infinitamente justo, bom e misericordioso. Todo passo na direção da transcendência é passo firme que possibilita ao homem mais lucidez, e também, mais robustez de consciência. Assim, pelo esforço que emprega em domar suas más inclinações, galgando degrau a degrau a um novo patamar, é que a criatura humana sairá da prisão de conflitos e dores em que se encontra. E sua auto-avaliação com base na justiça maior - Fazer ao próximo o mesmo que desejas para ti mesmo - será a sentença que determinará seu grau mais ou menos feliz. Por isso, se conhece o cristão pelas suas obras. Portanto, não se pode admitir um verdadeiro cristão, espírita ou devoto, sem alegria no coração. Não uma alegria fútil e frívola, mas sim aquela alegria que transborda de dentro, quando os valores mais elevados sobressalta-nos da alma. Temos na história de todos os povos, estes exemplos: Francisco de Assis ( Santo e católico ), Joana D´Arc ( Santa católica canonizada a posteriori ), Shidharta, o Budha ( Sábio e iluminado hindu - viveu a experiência denominada, Nirvana ), Mahatma Gandhi ( líder indiano e hindu ), Madre Tereza de Calcutá ( Defensora dos miseráveis da Índia, também católica ), Francisco Cândido Xavier ( Médium e ícone do Espiritismo ), Eurípides Barsanulfo ( Médium, professor e espírita ), e muitos outros que na lista não caberiam aqui. Foram muitos os benfeitores da humanidade que se apresentaram com um brilho diferente, com uma alegria além da normal. Fizeram brilhar as suas luzes! Escalaram montes infinitos para acender a candeia dentro de si e poder espalhá-la no mundo. São entidades que auto-iluminaram-se pelos esforços em domar suas tendências ancestrais. Jesus, nosso mestre maior, também galgou sua plenitude pelos esforços que empreendeu na sua reforma íntima. Seu Evangelho valor nenhum teria, e seria a grande farsa da humanidade, se ele não tivesse ascendido através do seu labor. É preciso compreender e tirar a venda dos olhos, ao interpretarmos o seu Evangelho e o apostolado de seus discípulos. Quando Jesus diz que primeiro deveremos buscar a justiça de Deus, e que o resto nos virá por acréscimo, não quis dizer que a "salvação" estaria na fé morta, sem obras e sem alegria. Mostrou pelo contrário, que a graça de Deus é infinita, mas que devemos metaforicamente, estender os braços em Sua direção. Quando Paulo, o apóstolo dos gentios, fala da salvação pela fé, não se refere a uma fé sem ação, sem obras, mas sim naquela fé citada em I Corintios 13 , um poema de amor, que diz: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O apóstolo também enfatiza a fé pelas obras quando em Tiago 2, diz: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta". Contudo, persistem ainda aqueles que querem mostrar que fé é apenas dizer senhor, senhor. É interessante verificar que os "Fariseus e escribas hipócritas" da época da vinda de Jesus ainda continuam, pois, não são apenas aqueles homens de uma época. É condição da natureza humana ainda inferior. No entanto, a fé que Jesus fala é viva. Viva porque é perene, eterna; fluxo divino se satisfaz em si mesma. É uma condição imanente. Ouvi dizer que os espíritos exalam aromas. Qual aroma devemos ter, em? É de se pensar sobre o assunto. Estudando os relatos das obras de Chico Xavier, mais precisamente, os relatos do espírito André Luiz, sobre a erraticidade, podemos ver quadros dolorosos em virtude de ações desregradas pelos vícios que carregamos em nossa estrutura psíquica. Quadros estes que nos fazem refletir sobre o que estamos fazendo com os talentos que nos foram ofertados para libertação de nossa alma do jugo da matéria! Temos na proposta espírita, um arsenal enorme que coincide com a proposta evangélica, ao estimular a modificação de nossa estrutura espiritual a fim de elevá-la as culminâncias do infinito. Não fosse pouco, temos em diversas culturas o mesmo arsenal propondo as mesmas modificações. Porque então não se render aos imperativos da lei, evitando a dor maior da reparação? Que saibamos lutar contra nossa natureza inferior, compreendendo que devemos ultrapassar os limites da materialidade, oferecida através da transcendência de Jesus - Eu sou o caminho, a verdade e a vida! Que Deus nos ilumine hoje e sempre! Prece Final: <__Eveline__> Senhor Jesus, muito te agradecemos pela oportunidade de estudar a Doutrina Espírita. Permaneça conosco, abençoando e fortalecendo os nossos espíritos e a espiritualidade amiga que nos sustenta na tarefa. Ampare a todos nós e que possamos sair deste encontro, mais conscientes da nossa responsabilidade diante de Ti. Que assim seja!