ESTUDO ESPÍRITA PROMOVIDO PELO IRC-ESPIRITISMO HTTP://WWW.IRC-ESPIRITISMO.ORG.BR CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS HTTP://WWW.CELD.ORG.BR TEMA:“ CORAGEM DA FÉ.” O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAPÍTULO XXIV, ITENS 13 A 16. EXPOSITOR:Flávio Santos SALVADOR 16/07/2005 Prece Inicial: Senhor de Amor e Bondade, que nessa noite possamos deixar nossos corações ligados ao mais Alto, a fim de que através da busca do conhecimento, possamos nos auxiliar e auxiliar aqueles que nos rodeiam no processo de conhecimento, de crescimento e progresso pelo qual trilhamos. Que nessa noite possamos nos beneficiar com os ensinamentos, para que deles possamos exercitar em nosso cotidiano. Que as melhores intuições, amor e luz envolvam Flávio Santos. Que a paz esteja conosco agora e sempre! Exposição: Meus amigos, desejamos que a harmonia divina possa nos envolver, em forma de saúde espiritual. Do ponto de vista psicológico, ter fé é possuir confiança em alguma coisa. A fé pode ser natural e adquirida. No primeiro caso é espontânea, destituída de reflexão ou de lógica. No segundo, manifesta-se através do pensamento racional que elabora bases fundamentadas no bom senso a fim de prosseguir. A fé também pode ser efeito de reencarnações passadas, quando o Espírito enfrentou desafios e soube superar. Quando ocorrências semelhantes se repetem, ele guarda no seu inconsciente as experiências passadas, e, portanto, tem fé em superá-las novamente. Os psicólogos dizem da necessidade que temos de possuir uma meta de vida. A meta não tem relação com desejos do ego, como é o caso da ambição. A meta não é possuir ambicionar prazeres ou coisas, mas sim alimentar um sonho vivo na mente. Para se ter uma vida saudável é necessário possuir uma meta. O mais importante não é alcançar essa meta, mas tê-la. Porquanto quando se tem uma meta, luta-se sem desanimar. A meta é importante porque deixa o Espírito vivo. Quando não temos metas (próximas ou remotas) desistimos com muita facilidade diante das dificuldades. A vida humana não é a sucessão de automatismos. Ela possui um significado psicológico muito grande; o emocional do individuo é o que o mantém respirando em faixa sadia ou assimilando miasmas de infelicidade. A coragem da fé não é ser valente e enfrentar os outros. Quem assume esse comportamento demonstra insegurança e infantilidade psicológica. A coragem da fé é uma atitude interior e não voltada para o mundo externo. Possuir coragem na fé é empenhar-se em assumir a própria realidade. É ter coragem de se aceitar. É não viver pensando pela opinião alheia, mas de acordo com a própria consciência. Invariavelmente nós agimos de acordo com a consciência coletiva, e utilizamos de justificativas: - Ah, eu fiz isso porque a sociedade toda faz também! Mas a sociedade somos nós. - Ah, eu reagi porque ele também me tratou mal! Não se justifica. Se tivéssemos a coragem da fé diríamos: Eu reagi dessa forma porque ainda sou primário. Edison tinha fé nas suas pesquisas. Depois de trabalhar dois anos experimentando 700 tentativas fracassadas ouviu de um aluno seu: - "Vamos abandonar tudo. Você não vê que isso não dá certo?" E ele respondeu: "Vamos abandonar logo agora quando sabemos que 700 testes não devem ser experimentados?”. Insistiu um pouco mais. Em outubro de 1789 conseguiu o milagre da luz incandescente! Beethoven tinha fé na música. Não obstante surdo, prosseguia tentando compor. E foi graças a essa insistência que ele ofereceu ao mundo a mais bela Sinfonia que a historia já registrou, em 1824 no auge da surdez. Mozart, mesmo na miséria total continuava compondo. Haendel, na mais absoluta miséria apresentou a imortal "O Messias". Frederic Chopin, mesmo vitimado pela tuberculose prosseguia compondo, entre uma e outra hemoptise. Aleijadinho, dominado pelo Mal de Hansen, prosseguia com as suas obras de arte. Na área moral não é diferente. Zamenhof, tratado com desprezo e zombaria prosseguiu até o final da vida oferecendo o Esperanto - o idioma universal. Christian Friedrich Samuel Hahnemann, tratado com sarcasmo e ironia, mesmo assim apresentou ao mundo a Homeopatia. Allan Kardec, combatido por uns, criticado por muitos, anatematizado pelos próprios amigos, esbofeteado pelos companheiros de fé, não desanimou, não reclamou, não se ergueu para se defender. Continuou servindo em silencio ao Espiritismo. "Tudo é possível para aquele que crê" - disse o Grande Psicólogo. "Crer" na acepção cristã, não significa apenas "acreditar", mas sim "se esforçar para praticar". O Espiritismo chegou em boa hora, principalmente para aqueles que "duvidam ou vacilam", a fim de oferecer uma Fé sustentada pela razão. Em uma época de descrença total, caracterizado pelo Materialismo Histórico Dialético, pelo Organicismo Mecanicista, o Espiritismo veio oferecer uma filosofia rica de idéias comportamentais. "Fé inabalável, é só aquela que pode encarar a razão face a face em todas as épocas da humanidade." - Allan Kardec. É necessário que nós assumamos a responsabilidade da nossa crença. A nossa adesão ao Espiritismo não é o mergulhar em uma fantasia. É aquisição de uma responsabilidade maior. O Espiritismo não é uma doutrina que serve apenas para comentários bonitos, e diálogos sociais para passar o tempo. É doutrina de vivência. A doutrina espírita é uma religião de exemplificação, do contrário será apenas um rotulo a mais em nossa personalidade. Pensemos nisso. Lembremos dos Cristãos primitivos. Hoje não se faz necessário dar a vida em holocausto como faziam aqueles que viveram na época das perseguições de Roma. Mas, quantos de nós estamos vendendo a alma em troca de interesses mesquinhos? Quantos de nós estamos escolhendo Mamam ao invés do Cristo? Quanto de nós, diante do testemunho estamos sempre, e sempre, buscando os prazeres materiais, a satisfação do egoísmo, os disparates de toda a sorte. Onde a fé? Onde a coragem de demonstrar o nosso ideal de Cristãos? Onde a força para viver consoante aquilo que já sabemos? A maioria dos grandes poderosos do mundo, é Cristã. E são eles que estão fomentando a miséria, a inflação, as guerras. A coragem da fé é assumir o preço do ideal! Se necessário dar a vida. É melhor desencarnar fazendo a coisa certa do que permanecer no corpo se corrompendo. Perguntas/Respostas: [01] O que você pode falar sobre Sonho Anímico? A palavra "anima" significa alma. E alma, é espírito encarnado. O termo "animismo" é utilizado por primeira vez pelo cientista russo Alexandre Aksakof no seu livro "Animismo e Espiritismo". Mas Allan Kardec já conhecia esse fenômeno, chamando-o de fenômeno da personalidade. Todo fenômeno anímico é do próprio ser encarnado. O sonho anímico é o reflexo da atividade do próprio espírito. Essa atividade pode ser o efeito dos arquivos do inconsciente, que no momento do sono são liberadas. Esses sonhos normalmente são em preto e branco, sem muita movimentação emocional. São sonhos diferentes dos sonhos mediúnicos, que são coloridos e com muita movimentação. Nesse caso o espírito se liberta parcialmente do corpo e trava contato com os Espíritos desencarnados. [02:] Flávio, boa noite. Você relacionou fé (citando os psicólogos), com sonhos, metas a serem alcançadas, objetivos, auto-conhecimento, auto-aceitação e auto-valorização. Então ter fé, na prática, é perseverar, é acreditar em si mesmo? Sim, Senhorax. Sob essa angulação sim. :)) A fé, principalmente aquela que pode ser treinada pela mente, é adquirida pelo esforço do espírito em viajar para dentro de si. É a grande jornada na identificação dos seus próprios valores. É o habito de conhecer o nosso deus interno, a fim de admirar o Deus externo.É o desafio de encontrar o deus interior para poder amar o Deus criador. É isso que quer dizer o "Vos sois deuses..." Mas o homem de fé não é presunçoso. Nunca devemos confundir autoconfiança com presunção. O presunçoso é um inseguro, e não se conhece. Tanto não se conhece que projeta uma imagem distorcida da sua realidade. Tanto não se conhece que se acredita ser mais do que realmente é. O homem de fé acredita mais em Deus do que em si mesmo. E é submisso a Deus. Diferente do presunçoso. [03 ]chu> Percebo que muitas religiões pecam porque ao invés de desenvolverem o senso crítico dos fiéis, acabam impondo valores em meio a esse caos que é a vida moderna, com bombardeio de informação por todos os lados e muitas exigências do mercado de trabalho. Esse aspecto não deveria ser mais discutido? Sim chu, esse aspecto deveria ser mais discutido. É por isso que o Espiritismo ao invés de procurar alienar o homem, fomenta a libertação pelo conhecimento da verdade. A verdade que liberta como dizia Jesus. Não podemos nos colocar em uma situação alienada, fora do contexto socio-politico-cultural da terra.Mas também não devemos nos perder nesse emaranhado de conflitos e esquecer da própria alma. Dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Cuidar dos interesses materiais, mas colocar na mente que somos imortais. Vamos morrer mais cedo ou mais tarde. Não seria interessante cuidarmos da nossa imortalidade? Não devemos nos preparar para a grande cirurgia, que é a morte? O Espiritismo é a psicologia preventiva da nossa imortalidade. [04] Tenho contato diário com "evangélicos". Como agir se a "fé" deles é tão errônea e a coragem mais parece fana timo? Allan Kardec é o grande exemplo de sabedoria. Ele sempre dizia que o Espiritismo veio para aqueles que "duvidam ou vacilam". Aqueles que já têm uma crença religiosa, o Espiritismo não apenas respeita, mas estimula a pessoa a continuar na sua crença. Da mesma forma que merecemos respeito, respeitemos a crença de outrem. Cada pessoa vai à religião de acordo com as suas necessidades psicológicas e o seu grau de consciência. Há pessoas que necessitam do Deus vingativo, do Jeová dos exércitos. Outros necessitam do Santo, do terço, do altar... E outros não precisam nada disso, compreendem Deus como uma consciência cósmica. É uma necessidade psicológica. O amigo tem razão quando coloca que geralmente ha. mais fanatismo do que fé, em alguns setores. O fanatismo é fenômeno de insegurança. Do ponto de vista psicológico tudo aquilo que eu quero impor, é porque eu tenho insegurança. Porque se eu tenho segurança sobre algo eu não necessito impor isso a ninguém. A nossa tarefa é compreender o grau de consciência de cada um. Não exigir que eles mudem a forma de pensar. Mas, seguir a nossa crença sem se perturbar. [05] Nos sonhos mediúnicos as imagems podem passar rapidamente? Tipo: você estar em um determinado lugar e ir pra outro assim rápido. Ex: sonhar que você esta em um jardim e em pouco tempo estar em uma casa, sem um fechamento especifico da cena? Pode. O Espírito no sonho pode viajar na velocidade do pensamento. O problema é que nem sempre o cérebro consegue registrar tudo, quando o espírito retorna ao corpo. [06] A fé é algo natural, faz parte do ser, ou é algo adquirido, conquistado? Do ponto de vista psicológico a fé pode se apresentar natural ou adquirida. A natural é espontânea, e sem muita exigência de raciocínio. A adquirida é aquela fundamentada nos paralelismos da lógica. Quando a fé se apresenta de forma natural é porque um dia já foi adquirida no passado da própria individualidade; A fé natural de hoje foi adquirida no pretérito. [07] Por que o caminho espiritual exige "pureza"? Ou seja, objeção à prática de determinados atos. (t) Allan Kardec, no capítulo. "Perfeição Moral" de "O livro dos Espíritos" disse que o homem tem uma natureza animal. Essa natureza animal é a afinidade que o Espírito tem com a matéria. Quanto mais o homem é vinculado à matéria, mais ele é atrasado espiritualmente. Quanto mais o homem se aproxima do seu lado espiritual, mais ele se afasta do seu lado animal. Esse é o estado de pureza. Toda impureza retém o espírito a matéria. E a tendência do espírito é se libertar da matéria. [08] Os animais têm capacidade pra ver entidades espirituais? Por quê? Sim, como muito bem relatado em "Mediunidade nos animais" de "O livro dos Médiuns". Os animais têm percepções que propiciam a identificação de seres espirituais. É provável que esta seja uma aquisição do principio evolutivo na sua marcha ascensional até o momento que logra alcançar o estado de Humanidade. Prece Final: Jesus, mestre amado, agradecemos pela oportunidade, de aqui reunidos, aprendermos mais sobre seus ensinamentos relembrados pela Doutrina Espírita e por tantas benções recebidas. Pedimos ao teu coração compassivo, que nos envolva em fluidos benéficos, salutares, enchendo nossos corações de paz, amor, harmonia, em nossos lares, em nossas vidas, onde quer que estejamos. Assim seja!