Estudo Espírita Promovido pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br Tema: Dos elementos gerais do Universo LE 17 a 36 Expositor: Andréia Azevedo Osasco - SP 07/06/2003 Dirigente do Estudo da Noite: Naema Oração Inicial: Senhor amado, bons espíritos que nos acompanham Pedimos que essa noite seja plena de entendimento e que possamos nos entregar ao estudo como espíritos que buscam o engrandecimento da única bagagem que poderão carregar Que essa noite seja proveitosa, e que nossa palestrante possa ser intuída em tudo que precisamos saber. Obrigada Senhor por essa oportunidade de aprendizado. Mensagem Introdutória: UNIÃO DO PRINCÍPIO ESPIRITUAL À MATÉRIA Tendo a matéria que ser objeto de trabalho do espírito para desenvolvimento de suas faculdades, era necessário que ele pudesse atuar sobre ela, pelo que veio habitá-la, como o lenhador habita a floresta. Tendo a matéria que ser, ao mesmo tempo, objeto e instrumento de trabalho, Deus, em vez de unir o espírito à pedra rígida, criou, para seu uso, corpos organizados, flexíveis, capazes de receber todas as impulsões da sua vontade e de se prestarem a todos os seus movimentos. O corpo é, pois, simultaneamente, o envoltório e o instrumento do espírito e, à medida que este adquire novas aptidões, reveste outro invólucro apropriado ao novo gênero de trabalho que lhe cabe executar, tal qual se faz com o operário, a quem é dado instrumento menos grosseiro, à proporção que ele se vai mostrando apto a executar obra mais bem cuidada. Para ser mais exato, é preciso dizer que é o próprio espírito que modela o seu envoltório e o apropria às suas novas necessidades; aperfeiçoa-o e lhe desenvolve e completa o organismo, à medida que experimenta a necessidade de manifestar novas faculdades; numa palavra, talha-o de acordo com a sua inteligência. Deus lhe fornece os materiais; cabe-lhe a ele empregá-los. É assim que as raças adiantadas tem um organismo ou, se quiserem, um aparelhamento cerebral mais aperfeiçoado do que as raças primitivas. Desse modo igualmente se explica o cunho especial que o caráter do espírito imprime aos traços da fisionomia e às linhas do corpo... Por ser exclusivamente material, o corpo sofre as vicissitudes da matéria. Depois de funcionar por algum tempo, ele se desorganiza e decompõe. O princípio vital, não mais encontrando elemento para sua atividade, se extingue e o corpo morre. O espírito, para quem, este, carente de vida, se torna inútil, deixa-o, como se deixa uma casa em ruínas, ou uma roupa imprestável. Allan Kardec Do Livro: A Gênese Editora: FEB Exposição: Que Deus nosso amado Pai, possa nos iluminar na boa compreensão dos estudos da noite Nos estimulando a busca do conhecimento cada vez mais. Na noite de hoje estaremos falando um pouco sobre os Elementos Gerais do Universo. A finalidade do estudo, portanto, é apresentar esses elementos . A Doutrina Espírita , nos traz a razão através das três realidades essenciais do Universo : Deus, Espírito e Matéria - a trilogia fundamental ou causas primárias do Universo. É assim que o surgimento da Doutrina Espírita, marca a passagem do mito antropológico para uma filosofia cristã racional; a Trindade Universal não é regida por pessoas, mas formada por substâncias regidas por uma Inteligência Suprema. Deus: A causa primária de todas as coisas, não teve princípio, mas todas as coisas subsistem pelo influxo do poder de seu criador. Assim sendo, espírito e matéria são os princípios ou causas de Segunda ordem, essências constituintes do Universo, que marcam os primórdios da criação. "Por mais distantes que se possam colocar o início dessa obra, é inaceitável compreender Deus ocioso por um segundo sequer, conforme a pergunta 21 do LE Espírito: É o princípio inteligente do universo (LE , perg 23) Por princípio entende-se aqui o fundamento que dá origem ao Universo, e nele permanece como essência universal. Portanto, por espírito entende-se aqui o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades designadas por esse nome (LE perg 25a) Matéria: Em sua origem consiste no principio material, ou seja, no Fluido Cósmico, matéria geratriz que passa por várias modificações até formar as coisas e seres materiais. É a partir dessas metamorfoses que surgem os elementos fundamentais da natureza, as aglomerações de átomos, que por sua vez , darão origem as formas materiais. De Deus , originam-se assim esses dois princípios universais, de naturezas diferentes e distintos um do outro, mas é fundamental a união do espírito com a matéria - em seu estado essencial - para dar inteligência a esta (LE perg 25), e portanto dar origem à multiplicidade de seres da criação. A matéria existe em estados que não conheceis - dizem os espíritos . Ela pode ser , por exemplo, tão etérea e sutil que não produza nenhuma impressão em vossos sentidos; entretanto , será sempre matéria, embora não o seja para vós. (LE perg 22) O Fluido Universal, ou Fluido Cósmico é imponderável para nós (isto é, sem peso), pois é formado de matéria etérea e sutil. Há pois, regiões em que a matéria encontra-se ainda em um estado ainda muito sutil e rarefeita. Em assim sendo, a ponderabilidade é uma propriedade relativa. Fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, da mesma maneira que não há alto nem baixo (LE perg 29) . Nesse estado encontra-se assim, o Fluido Cósmico, principio gerador de todas as coisas, o qual é impossível de ser aprendido pela percepção sensível, ou seja, pelos parcos cinco sentidos de que dispõe o organismo humano. As múltiplas formas da matéria surgem a partir desse Fluido Cósmico ou matéria primitiva, de cuja transformação originam-se os elementos químicos que compõe a Natureza. O processo de constituição das formas materiais, até atingir o estado de solidez são : Átomos, Moléculas, Elementos, Substancias ou Compostos e Corpos. Assim, as diferentes propriedades da matéria passam a existir das modificações que as moléculas elementares sofrem, ao se unirem em determinadas circunstancias (LE perg 31) Quando passa a assumir a variedade de formas, a matéria passa a ser apreendida pela percepção sensorial. Em assim sendo, do ponto de vista do ser humano, define-se a matéria como aquilo que tem extensão, que podem impressionar os sentidos e é impenetrável (LE perg 22) Temos como propriedades da matéria a Impenetrabilidade , a Extensão e a Divisibilidade. Mencionando sobre o Espaço Universal, temos que o conceito de espaço gira sempre em torno das complexas definições da Física, e por isso torna-se extremamente variado. Temos por exemplo , o conceito newtoniano de espaço absoluto , assim como a Teoria da Relatividade de Einstein que estabelece que os fenômenos físicos não ocorrem apenas no espaço. Mas também se desenvolvem simultaneamente no tempo , ou seja : Os fenômenos físicos ocorrem no contínuo espaço-tempo. Define-se também o espaço ora como sendo a extensão que separa dois corpos, ora o lugar circunscrito onde se movem os mundos, o vazio no qual atua a matéria . (Ver A Gênese) A Doutrina Espírita vem ampliar o conhecimento humano através dos seguintes ensinamentos : O Espaço Universal é infinito. Supondo-se um limite para o espaço, qualquer que seja a distância a que o pensamento possa concebe-lo, a razão diz que , alem desse limite, há alguma coisa, mesmo que fosse o vazio absoluto, ainda seria espaço (LE perg 35) Afirmam os amigos benfeitores espirituais que não há espaço vazio, porque o vazio, enquanto sinônimo de nada, não existe. E se o espaço fosse nada, não poderia existir. O espaço é vazio apenas em relação às percepções Humanas, insuficientes para compreender a matéria sutil e etérea que nele existe. Bibliografia : Curso Básico de Espiritismo: FEESP O Livro dos Espíritos de Allan Kardec A Gênese de Allan Kardec Amigos, sei que o tema é complexo . Na verdade necessita esforço nosso e expansão do que se nos apresenta em "O Livro dos Espíritos" para um completo aprendizado. Vai ai, do interesse de cada um de nos, para que possamos compreender melhor toda a constituição dos Elementos Gerais do Universo. Aconselho fortemente a leitura das questões do LE , bem como dos capítulos referente ao tema em A Gênese. Oração Final: Vamos agradecer. Agradecemos, Senhor Jesus, em primeiro lugar pela vida. Que nos possibilita o progresso. A oportunidade de termos acompanhado os estudos da noite de hoje. Que possamos seguir em paz, confiantes na Tua bondade para com nossas fraquezas. Abençoe, Mestre a todos os presentes e ausentes. E que possamos estar reunidos em mais um estudo na próxima semana sempre com o pensamento voltado para o melhor, para o bem. Muito obrigado por tudo, Mestre Jesus.