Estudo Espírita Promovido pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br Tema: Influência do organismo LE 367 a 370 Expositor: Rafael Bilhar Rio Grande do Sul - RS 10/07/2004 Exposição: Boa noite a todos. É um prazer poder estar aqui nesta noite conversando sobre "O Livro dos Espíritos" e as questões sobre a "Influência do Organismo". Vamos desenvolver os estudos desta noite a partir de um comentário das questões de O Livro dos Espíritos que estão na pauta de hoje. 367. Unindo-se ao corpo, o Espírito se identifica com a matéria? A matéria é apenas o envoltório do Espírito, como o vestuário o é do corpo. Unindo-se a este, o Espírito conserva os atributos da natureza espiritual. Como podemos ver, o espírito é naturalmente, a parte essencial do homem. É o espírito quem comanda a matéria, e a matéria é o instrumento de que o espírito se serve para a realização de seus desígnios no plano material. Ao contrário do que possam pensar os materialistas cerebrocêntricos, o cérebro é também um instrumento do espírito, e se as ordens partem do cérebro em direção aos membros, a ordem primeiro vem do espírito, para então ser enviada pelo cérebro ao seu destino. O corpo é também chamado de veste, porque quando desencarnamos, em nosso atual estágio de evolução, conservamos a aparência humana, com cabeça, tronco e membros, e somos capazes de executar as mesmas tarefas e até outras mais sutis, do que executamos com o corpo de carne. O corpo humano seria, então, como uma armadura, que dificulta os movimentos do espírito, mas lhe permite operar as tarefas rudes, que como espírito não desempenha. 368. Após sua união com o corpo, exerce o Espírito, com liberdade plena, suas faculdades? O exercício das faculdades depende dos órgãos que lhes servem de instrumento. A grosseria da matéria as enfraquece. a) - Assim, o invólucro material é obstáculo à livre manifestação das faculdades do Espírito, como um vidro opaco o é à livre irradiação da luz? É, como vidro muito opaco. Pode-se comparar a ação que a matéria grosseira exerce sobre o Espírito à de um charco lodoso sobre um corpo nele mergulhado, ao qual tira a liberdade dos movimentos. 369. O livre exercício das faculdades da alma está subordinado ao desenvolvimento dos órgãos? Os órgãos são os instrumentos da manifestação das faculdades da alma, manifestação que se acha subordinada ao desenvolvimento e ao grau de perfeição dos órgãos, como a excelência de um trabalho o está à da ferramenta própria à sua execução. Os espíritos nos informam, em resposta à questão 369 de Allan Kardec, que as faculdades do espírito, que são entrevadas pela grosseria do corpo humano, podem ser mais ou menos desenvolvidas de acordo com a perfeição deste corpo, como um trabalho de marcenaria pode ser melhor ou pior a depender da qualidade dos instrumentos de que o marceneiro se utiliza. Se analisarmos os diferentes reinos da natureza, dos organismos mais primitivos aos mais complexos, observaremos que os animais mais inteligentes possuem os organismos mais complexos, em especial o tamanho do cérebro, mais desenvolvido nos animais mais inteligentes. O homem, que é o mais inteligente de todos, possui o cérebro mais desenvolvido, e analisando a inteligência de grandes gênios do século XX, nota-se que suas massas cefálicas eram substancialmente maiores. Os postulados da Doutrina dos Espíritos também nos dizem que somos espíritos imortais, e que já estagiamos em reinos inferiores da natureza, antes de atingirmos a condição de espíritos em que nos encontramos, e, recebemos, da natureza, corpos adequados ao grau de desenvolvimento de nosso espírito. Se formos observar o tamanho do cérebro de diferentes animais, notamos que os animais mais inteligentes possuem maior massa cefálica que os menos inteligentes e menos desenvolvidos. O tamanho do cérebro é apenas um dos aspectos a considerar no que diz respeito à adequação do instrumento de que necessita o espírito em sua encarnação. O ser humano, por exemplo, a fim de traçar vôos mais altos em sua evolução, necessitou também de mãos, de dedos sensíveis, com que pudesse manipular a matéria, e produzir objetos, em escala muito maior e mais diversa do que os animais o podem fazer. 370. Da influência dos órgãos se pode inferir a existência de uma relação entre o desenvolvimento dos do cérebro e o das faculdades morais e intelectuais? Não confundais o efeito com a causa. O Espírito dispõe sempre das faculdades que lhe são próprias. Ora, não são os órgãos que dão as faculdades, e sim estas que impulsionam o desenvolvimento dos órgãos. a) - Dever-se-á deduzir daí que a diversidade das aptidões entre os homens deriva unicamente do estado do Espírito? O termo - unicamente - não exprime com toda a exatidão o que ocorre. O princípio dessa diversidade reside nas qualidades do Espírito, que pode ser mais ou menos adiantado. Cumpre, porém, se leve em conta a influência da matéria, que mais ou menos lhe cerceia o exercício de suas faculdades. Encarnado, traz o Espírito certas predisposições e, se se admitir que a cada uma corresponda no cérebro um órgão, o desenvolvimento desses órgãos será efeito e não causa. Se nos órgãos estivesse o princípio das faculdades, o homem seria máquina sem livre-arbítrio e sem a responsabilidade de seus atos. Forçoso então fora admitir-se que os maiores gênios, os sábios, os poetas, os artistas, só o são porque o acaso lhes deu órgãos especiais, donde se seguiria que, sem esses órgãos, não teriam sido gênios e que, assim, o maior dos imbecis houvera podido ser um Newton, um Vergílio, ou um Rafael, desde que de certos órgãos se achassem providos. Ainda mais absurda se mostra semelhante hipótese, se a aplicarmos às qualidades morais. Efetivamente, segundo esse sistema, um Vicente de Paulo, se a Natureza o dotara de tal ou tal órgão, teria podido ser um celerado e o maior dos celerados não precisaria senão de um certo órgão para ser um Vicente de Paulo. Admita-se, ao contrário, que os órgãos especiais, dado existam são conseqüentes, que se desenvolvem por efeito do exercício da faculdade, como os músculos por efeito do movimento, e a nenhuma conclusão irracional se chegará. Sirvamo-nos de uma comparação trivial à força de ser verdadeira. Por alguns sinais fisionômicos se reconhece que um homem tem o vício da embriaguez. Serão esses sinais que fazem dele um ébrio, ou será a ebriedade que nele imprime aqueles sinais? Pode dizer-se que os órgãos recebem o cunho das faculdades. Allan Kardec e os espíritos, no diálogo acima citado, questão 370 de O Livro dos Espíritos, nos advertem do equívoco que seria o de tomarmos como medida da inteligência do ser humano o tamanho de seu cérebro. Se assim fosse, o cérebro é que seria a fonte da inteligência, e como dissemos anteriormente, a fonte é o espírito, e o cérebro é o órgão em que esse espírito se manifesta. Observando a natureza, verificamos que o espírito, à medida que se desenvolve, necessita de encéfalos maiores para se manifestar, o que não significa que resida no cérebro a fonte da inteligência. Além deste aspecto que poderíamos considerar como "evolucionista" na questão da influência do organismo na manifestação do espírito no ser humano, há também outras questões. A saúde física, estando abalada também causa dificuldades ao espírito. Os períodos da infância e o da senilidade, também são causa de limitações. A exposição do organismo a situações de frio ou calor intenso, ausência de oxigênio causada pela altitude ou ambientes fechados, o cansaço extremo, a desidratação, a subnutrição, são tantos outros empecilhos que dificultam a manifestação do espírito. Observa-se, entretanto, que na infância, até os sete anos, à beira da morte, em casos de febres altíssimas, e doenças crônicas em geral, o espírito pode se desprender parcialmente, e perceber a realidade espiritual que o cerca, vendo, ouvindo, ou interagindo com entidades do plano espiritual. Isto no entanto, não é um paradoxo, porque perceber a realidade espiritual não é o mesmo que se manifestar na matéria, coisa que a infância, a senilidade e a doença dificultam. Para o futuro da humanidade terrestre e para mundos mais evoluídos, os espíritos nos informam que aí o ser humano tem na sua constituição corpos mais sutis, menos densos, mais belos, e que permitirão melhor a manifestação do espírito, que será também dotado de maiores percepções psíquicas do que agora, incluindo todas as formas de mediunidade. Foi um prazer participar do estudo com vocês, vamos agora para perguntas que possam surgir sobre o tema. Obrigado. Perguntas/Respostas: 01. E o mal de Alzheimer? se a faculdade inteligente é do espírito, porque o mal de alzheimaer as pessoas perdem toda a capacidade? rog_, é como um marceneiro que perde seus instrumentos de trabalho, não pode mais serrar, pregar, lixar, embora conserve intacta as suas habilidades de marcenaria. Assim, o espírito de uma pessoa com alzheimer, mantém suas capacidades, mas não as pode expressar em razão de uma doença no cérebro. 02. Rafaielo, dentro desta avaliação exposta, o que poderia significar o dito dos Espíritos: Do átomo primitivo ao arcanjo, tudo se encadeia na Natureza? Uma_Mente_Brilhante, esta expressão dos espíritos é a síntese do aqui exposto, afinal, antes de sermos espíritos, o princípio de que nosso espírito é formado já esteve vinculado às formas primitivas da natureza, nos reinos mineral, vegetal, e animal. Futuramente, seremos anjos, mas não sem antes nosso espírito estagiar em todas essas faixas primitivas. 03. podemos dizer, então, que os portadores da síndrome de Dow, são mais inteligentes, já que possuem cérebros maoires? Como entender isso? rodigluvid, não sabemos sobre o volume cerebral dos portadores da síndrome de Down, mas de uma coisa estejamos certos, estes espíritos que encarnam em corpos de pessoas especiais, podem ser inteligências muito desenvolvidas. Além do que devemos considerar que não se pode medir a inteligência de uma pessoa pelo volume cerebral, mas sim pelos testes de QI, e ainda estes não são absolutamente confiáveis. O que devemos ter por regra geral não corresponde a aspectos específicos. 04. Poderíamos entender que a necessidade de maior circulação sangüínea encontrada nos mamíferos, advém da capacidade de pensar e por isso mesmo, consumir mais oxigênio, e assim seus corações serem mais desenvolvidos? Uma_Mente_Brilhante, conforme dissemos anteriormente, e nos parece que os mamíferos estão entre os seres do reino animal, no topo da escala evolutiva terrestre. O coração, sem dúvida é responsável pela transmissão de oxigênio ao cérebro, e o ser pensante tem necessidade deste órgão vital para o desenvolvimento de seu pensamento. 05. Obrigado, você comentou que os postulados da Doutrina dos Espíritos também nos dizem que somos espíritos imortais, e que já estagiamos em reinos inferiores da natureza. Esses reinos inferiores da natureza também podem ser considerados os animais que convivemos hoje em dia? ricky, embora hoje a biologia já fale em cinco reinos, os três reinos mais conhecidos são o mineral, o vegetal, e o animal. Assim o mais primitivo é o mineral, o vegetal um pouco mais desenvolvido, e o animal superior a ambos. Alguns colocam o homem como o animal superior, outros o colocam no reino hominal. Com certeza os animais, plantas e minerais que convivem conosco, têm em si princípios espirituais, que um dia serão individualizados, e neste dia estará nascendo mais um espírito, do mesmo tipo deste que vos fala 06. Poderíamos avaliar que com o desenvolvimento da capacidade de raciocinar, o homem desenvolveu sua fisiologia cerebral ? Exatamente, Uma_Mente_Brilhante, não foi o cérebro que cresceu e permitiu ao homem raciocinar, mas o contrário, o raciocínio se desenvolvendo, houve um desenvolvimento da fisiologia cerebral. 07. Existe relação entre a evolução, inteligência e a beleza física do ser?.. assim.. quanto mais evoluído é um ser mais belo ele é? Existe uma relação genérica, Dede__, mas não específica. É mais clara, inclusive, a relação entre evolução intelecto-moral e beleza física. Em mundos mais evoluídos que o nosso, e no futuro de nosso planeta, os seres serão mais belos. Mas como ainda estamos em um planeta de provas e expiações, por vezes a beleza é uma prova, e não merecimento por evolução, e vez outra, a fim de poder se dedicar a determinada missão sem as perturbações que a beleza causa num mundo de provas e expiações. Dizem os espíritos que a beleza e a riqueza são as provas mais difíceis da humanidade atual, entretanto, futuramente, seremos belos e teremos recursos abundantes, sem comprometer nossa paz. 08. Complementação da primeira pergunta: Já perguntei a muitos estudiosos da doutrina sobre o fato que comentei anteriormente, se podemos ou não já termos sido animais irracionais, isso gera bastante polêmica na doutrina espírita pelo que pude perceber. O que você poderia complementar sobre isso para deixar mais claro esse fato? Ricky, não devemos nos estender nesse pormenor, mas lhe garanto que normalmente é o orgulho que impede alguns espíritas de aceitar já terem estagiado em níveis inferiores da criação. O que devemos saber, entretanto, é que o espírito, como concebemos, é próprio do ser humano, e que antes disso temos um princípio inteligente (PI), que mais tarde será um espírito. 09. Boa noite, Rafalielo. Você acredita que pessoas encarnadas do nível de moralidade do Chico Xavier, podem ter a constituição cerebral diferente, já que seu nível de consciência é superior? lizabeth_3, eu diria o seguinte, Chico tinha uma constituição cerebral diferente, em especial na glândula pineal, que possuía uma maior concentração de micro-cristais, o que lhe conferia uma mediunidade mais desenvolvida que os demais seres encarnados. Entretanto, como estamos em um mundo de provas e expiações, poderemos encontrar pessoas tão ou mais desenvolvidas intelecto-moralmente que Chico Xavier, e não detentoras de tamanho poder mediúnico. Allan Kardec, por exemplo não era médium ostensivo, sua missão pedia outra configuração fisiológica, que privilegiava o racional em detrimento do intuitivo. A humanidade futura na Terra, e a de mundos mais evoluídos agora, já possuem uma fisiologia privilegiada, que abrange maiores faculdades psíquicas, inclusive a mediunidade. 10. Quais indicativos poderíamos ter de que o homem provém de espécies inferiores ? Uma_Mente_Brilhante, observando o trabalho das escavações fósseis, encontraremos um mapa fisiológico da evolução humana, e da distinção entre o homem atual e o primitivo, com características tão mais semelhantes aos primatas, quão mais longe no tempo formos em nossas pesquisas. Esse é o principal indicativo material, mas espiritualmente falando, são os espíritos quem nos asseveram nossa origem espiritual, segundo os postulados da Doutrina Espírita. A garantia que o Espiritismo possui, é a concordância entre as mensagens que diferentes médiuns obtém, em diferentes pontos do globo. 11. a minha pergunta anterior, sobre a beleza do ser, é pelo seguinte: você acha que os extraterrestres, como são descritos pelas pessoas, que dizem ter tido contato com eles, tem alguma possibilidade de ser verdade, visto que, por visitarem planetas, devem ter uma inteligência superior a nossa, e são descritos com uma aparência tão horrível? A sua pergunta é pertinente, Dede__, e sem dúvida, é algo contra-intuitivo pensarmos em seres capazes de viagens interplanetárias de longa distância e com um senso moral e uma aparência tão terríveis como os retratados nos filmes de ficção científica. Sem nos basearmos em depoimentos (duvidosos) de pessoas que dizem ter tido contato com alienígenas, e prosseguindo com a palavra dos espíritos, estes nos dizem que a constituição dos organismos são apropriadas conforme a constituição dos mundos, mas que, entretanto, a aparência humanóide é a mesma em todos os globos para os espíritos que se encontram na fase hominal, e que os espíritos superiores são criaturas de rara beleza. 12. você acredita que a capacidade de amar (fraternalmente) define a constituição física?? Nos planetas em que haja necessidade de um corpo físico, mas que o amor esteja presente em alto nível, essa constituição física será diferente?? já existem pesquisas médicas indicando que a capacidade de amar é responsável por um sistema imunológico mais eficaz, que evita a depressão e os sintomas relacionados a esta doença, e que influi na disposição e na aparência. Os espíritos nos dizem que o ser humano, ao reencarnar, pode influir na escolha do espermatozóide, e do óvulo a ser maturado, e que seu corpo espiritual, ou perispírito, serve de molde para o feto, e por isto é chamado de mob, ou modelo organizador biológico. Sendo assim, podemos concluir que o amor é sim, responsável pela constituição física do indivíduo, e pela conservação deste estado durante a encarnação. Prece Eu gostaria de agradecer a todos pela presença, pelas perguntas, pelo espírito de pesquisa, pelo interesse pelo tema, pela busca pela verdade, que a doutrina Espírita nos proporciona. Gostaria de agradecer igualmente a Deus, a Jesus, ao plano espiritual como um todo, pelo amparo que sempre nos proporcionam, em especial nesta reunião de estudos de hoje. Que possam igualmente nos perdoar as falhas e as omissões. Obrigado a todos, até a próximo estudo, no sábado que vem.