Estudo Espírita Promovido pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br Tema: Formação dos mundos Formação dos seres vivos Povoamento da Terra/Adão LE: 37 a 51 Expositora: Márcia Cordeiro Rio de Janeiro 14/06/2003 Dirigente do Estudo: Mei_Estudos Oração Inicial: Gratos somos Senhor, por mais esta oportunidade de aprendizado, com base no amor, na justiça e na caridade..... Que a luz de tua sabedoria derrame sobre nós, inspirando-nos ao aprendizado a fim de que nos tornemos tua ferramenta.... Que aqueles que se encontram distante desta sabedoria, possa através dos exemplos dos teus servidores, se chegar mais perto e tornar-se também um servidor fiel... Assim Senhor, agradecemos esta oportunidade, e começaremos os estudos. Graças a Deus !! Mensagem Introdutória A CRIAÇÃO UNIVERSAL Após haver remontado, tanto quanto o permitia a nossa fraqueza, em direção à fonte oculta donde dimanam os mundos, como de um rio as gotas dágua, consideremos a marcha das criações sucessivas e dos seus desenvolvimentos seriais. A matéria cósmica primitiva continha os elementos materiais, fluídicos e vitais de todos os universos que estendiam suas magnificências diante da eternidade. Ela é a mãe fecunda de todas as coisas, a primeira avó e, sobretudo, a eterna geratriz. Absolutamente não desapareceu essa substância donde provêm as esferas siderais; não morreu essa potência, pois que ainda, incessantemente, dá à luz novas criações e incessantemente recebe, reconstituídos, os princípios dos mundos que se apagam do livro eterno. A substância etérea, mais ou menos rarefeita, que se difunde pelos espaços interplanetários; esse fluido cósmico que enche o mundo, mais ou menos rarefeito, nas regiões imensas, opulentas de aglomerações de estrelas; mais ou menos condensado onde o céu astral ainda não brilha; mais ou menos modificado por diversas combinações, de acordo com as localidades da extensão, nada mais é do que a substância primitiva onde residem as forças universais, donde a natureza há tirado todas as coisas. Esse fluido penetra os corpos, como um oceano imenso. É nele que reside o princípio vital que dá origem à vida dos seres e a perpetua em cada globo, conforme à condição deste, princípio que, em estado latente, se conserva adormecido onde a voz de um ser não o chama. Toda criatura, mineral, vegetal, animal ou qualquer outra - porquanto há muitos outros reinos naturais, de cuja existência nem sequer suspeitais - sabe, em virtude desse princípio vital e universal, apropriar as condições de sua existência e de sua duração. As moléculas do mineral têm uma certa soma dessa vida, do mesmo modo que a semente do embrião, e se grupam, como no organismo, em figuras simétricas que constituem os indivíduos. Muito importa nos compenetremos da noção de que a matéria cósmica primitiva se achava revestida, não só das leis que asseguram a estabilidade dos mundos, como também do universal princípio vital que forma gerações espontâneas em cada mundo, à medida que se apresentam as condições da existência sucessiva dos seres e quando soa a hora do aparecimento dos filhos da vida, durante o período criador. Allan Kardec Do Livro: A Gênese Editora: FEB Exposição Que inspirados no trecho da mensagem do Espírito Galileu, que encontramos na obra "A Gênese", possamos refletir na criação e no Criador, orientados pela Doutrina Espírita. Somos convidados nesta noite a estudarmos da parte primeira, de "O Livro dos Espíritos", o Cap. III - Da Criação. Nos seus itens "Formação dos mundos, dos seres vivos, povoamento da Terra, Adão." São questões encontradas em todas as crenças religiosas, representadas por diversos mitos. Em muitas crenças, toma-se ao pé da letra as imagens utilizadas para representação dos temas. É conhecido de todos o confronto dos pesquisadores antigos com a Igreja Católica sobre as etapas de formação do mundo. O estudo das eras geológicas parece invalidar a gênese mosaica da criação do mundo em 7 dias. Isso se deve a oposição entre ciência e religião que se estabeleceu a partir do momento em que o desenvolvimento da ciência comprovou o longo tempo transcorrido nas diversas etapas da formação da terra e no desenvolvimento dos diversos reinos da natureza. recordemos o item 8 do capítulo I do evangelho segundo o espiritismo: A ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana; uma revela as leis do mundo material e a outra, as leis do mundo moral. No entanto, tendo essas leis o mesmo princípio, que È Deus, elas não se podem contradizer. Se fossem a negação uma da outra, necessariamente uma estaria errada e a outra com a razão, visto que Deus não pode querer destruir sua própria obra. A incompatibilidade que se acredita ver entre essas duas ordens de idéias, deve-se a um erro de observação e ao excesso de exclusivismo de uma e de outra parte; daí resultou um conflito que deu origem ‡ incredulidade e intolerância. Desse modo a doutrina espírita ao admitir uma idéia diretora do mundo físico e moral, nos mostra a unicidade dos princípios. O que queremos dizer com isso ? Que devemos nortear o nosso raciocínio pela idéia de Causa Inteligente do Universo. Quem ainda não se perguntou sobre a origem do Universo ? Quem ainda não refletiu sobre a origem do Tempo ? Quem não especulou sobre vida inteligente em outros mundos ? Quem não deseja conhecer o porquê da Dor ? Todos desejamos saber o que sucederá após a morte... È assim que procurando respostas para essas e outras questões somos levados a pensar em Deus. A complexidade das leis que regem o universo físico, assim como a complexidade do mundo moral chamam para reflexões além do Homem. Todos os dias as teorias sobre a criação do universo acrescentam mais conhecimento sobre leis que regem o macrocosmo e o microcosmo. Em todos os fenômenos uma ordenação inteligente... Lembremos as etapas de formação do nosso globo. As eras se sucedendo com as diferentes transformações climáticas, com o aparecimento das diversas espécies animais, que se sucedem com formas cada vez mais aperfeiçoadas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento das estruturas sociais: o Lar, o Clã, a Tribo, a Família, as Nações. O desenvolvimento da inteligência permitindo mais saúde e bem estar; o aproveitamento dos recursos da natureza. O desenvolvimento das noções morais estimulando a igualdade entre os homens e a aproximação entre os povos. A doutrina espírita utilizou um elemento específico para relacionar o mundo físico e o mundo moral. Recordemos com Allan Kardec:A Ciência e a Religião até hoje não puderam se entender porque, cada uma encarando as coisas do seu ponto de vista exclusivo, se repeliam mutuamente. Era preciso alguma coisa para preencher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse; esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo corporal, leis também tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Essas relaÇões, uma vez comprovadas pela experiência, fizeram surgir uma nova luz: a fé se dirigiu razão; a razão nada encontrou de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido. A mediunidade revelou essa inter-relação entre o mundo físico e o moral nos ensinando: 1º somos espíritos imortais destinados à Felicidade; 2º nossa destinação é resultado do Amor de Deus; 3º para atingir nossa meta temos as vidas sucessivas em mundos corpóreos; 4º nessas vidas pelo desenvolvimento da inteligência e do sentimento, contribuímos para o aperfeiçoamento do mundo físico; 5º ao conquistarmos o aperfeiçoamento possível no mundo em que nos encontramos, nos tornaremos habitantes de outros mundos, de mais beleza e harmonia. Assim iremos conhecendo e explorando as Terras do Universo. (t) Oração Final Recordemos o Evangelho: "Cremos em ti, Senhor, porque tudo revela o teu poder e a tua bondade. A harmonia do Universo dá testemunho de uma sabedoria, de uma prudência e de uma previdência que ultrapassam todas as faculdades humanas. Em todas as obras da Criação , desde o raminho de erva minúscula e o pequenino inseto, até os astros que se movem no espaço, o nome se acha inscrito de um ser soberanamente grande e sábio. Por toda a parte se nos depara a prova de paternal solicitude. Cego, portanto, é aquele que te não reconhece nas tuas obras, orgulhoso aquele que te não glorifica e ingrato aquele que te não rende graças." Que o Senhor nos abençoe.(t)