Estudo Espírita Promovido pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br Tema : " Transmigrações progressivas " LE: 189 a 196 Expositor: Deise Bianchini Amambai - MS 15/11/2003 Dirigente e Expositor do Estudo da Noite: Deise Bianchini Oração Inicial: Senhor Jesus, Mestre de amor e misericórdia. Nós Te agradecemos por esse momento especial de estudo e aprendizado. Que possamos nos concentrar e participar ativamente das discussões e estudos da noite. Pedimos que ampare e proteja a todos os sofredores do mundo, a nós outros que ainda trazemos muitas fraquezas morais... que possamos dar a nossa contribuição silenciosa à paz de todos nós. Permaneça em nosso coração, agora e sempre. Assim seja! Mensagem Introdutória: REENCARNAÇÃO E PROGRESSO Comentando as necessidades da reencarnação, anotemos alguns quadros da natureza. O celeiro é a casa ideal das sementes. Aí se congregam todas, em saborosa intimidade, e quando semelhante reunião se delonga em demasia degeneram-se na essência, por ação de agentes químicos, tornando-se imprestáveis. Conduzidas, porém, ao replantio, embora padeçam solidão e abandono nas vicissitudes do solo, voltam de novo à glória da vida, em forma de verdura e flor, espiga e pão... Além da morte física, pode a alma retemperar-se ao calor de afeições caras, condicionada ao campo de afinidades em que se lhe expressam emoções e desejos; todavia, superada a fase de justo refazimento, aparece a ociosidade que, se mantida, faz que o espírito por muito tempo se mantenha estanque, ante a luz do progresso. É por isso que a reencarnação se mostra imprescindível e inadiável... E para que chagas ocultas sejam extirpadas de nossa alma é imperioso nos voltemos para o renascimento na arena física, onde encontraremos a adversidade naqueles que não pensam por nossas medidas, para que aprendamos a respirar nas dimensões da vida maior. Em nosso presente estágio de evolução, será preciso renascer, na Terra ou noutros mundos que se lhe assemelhem, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, não somente no resgate dos erros e culpas do pretérito, em louvor da Justiça, mas também no aperfeiçoamento de nós mesmos, em obediência ao amor. Toda máquina algo produz vencendo a inércia pela força do movimento e toda fonte que desistisse de caminhar, com receio de pedra e lodo, nada mais seria que água parada na calmaria do charco. O mundo é, assim, nossa escola. A família consangüínea é o grupo estudantil a que pertencemos. O lar é a banca da experiência. Amigos representam explicadores. Adversários desempenham o papel de fiscais. Os parentes difíceis são cadernos de prova. O trabalho espontâneo no bem é o curso da iluminação interior que podemos aproveitar segundo a nossa vontade. E sendo Jesus o nosso Divino Mestre, a cada instante da vida a dificuldade ser-nos-á como bênção portadora de preciosas lições. Emmanuel Do Livro: Religião dos Espíritos Psicografia: Francisco Cândido Xavier Editora: FEB Exposição: Boa noite aos amigos e amigas, agradeço a oportunidade de estar aqui hoje para estudarmos juntos. Sabemos, pelas informações que temos dos Espíritos (O Livro dos Espíritos, Capítulo IV do Livro II e O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo III), que existe no Universo uma imensidão de mundos habitados e que seus habitantes possuem diferentes graus de adiantamento, tanto físico quanto moral, em cada um deles. Além disso, passam de um mundo a outro, com o objetivo de progredir. Podem ir a mundos mais atrasados, como missão ou expiação, visando auxiliar no adiantamento dos seres mais atrasados que ele mesmo, como necessário caminho de dor para o entendimento da fraternidade universal, que ainda não despertou em seu coração. Sabe-se que a Terra é um planeta ainda muito atrasado, tanto física como moralmente (seus habitantes), sendo didaticamente chamado de "planeta de provas e expiações" pelos Espíritos. Há, portanto, globos que lhe são superiores e inferiores, em todos os sentidos. Vejamos o que nos diz "Evangelho Segundo o Espiritismo", cap. III, item 9: "Nos mundos que chegaram a um grau superior, as condições da vida moral e material são muitíssimo diversas das da vida na Terra. Como por toda parte, a forma corpórea aí é sempre a humana, mas embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada. O corpo nada tem da materialidade terrestre e não está, conseguintemente, sujeito às necessidades, nem às doenças ou deteriorações que a predominância da matéria provoca. Mais apurados, os sentidos são aptos a percepções a que neste mundo a grosseria da matéria obsta...." A questão 189 de "O Livro dos Espíritos" nos traz uma profunda reflexão sobre nosso início evolutivo enquanto espírito. Kardec pergunta aos espíritos (189): Desde o início de sua formação, goza o Espírito da plenitude de suas faculdades? R: "Não, pois que para o Espírito, como para o homem, também há infância. Em sua origem, a vida do Espírito é apenas instintiva. Ele mal tem consciência de si mesmo e de seus atos. A inteligência só pouco a pouco se desenvolve." E mais para a frente (607) completam dizendo que o espírito cumpre a primeira fase de desenvolvimento numa série de existências que precedem o período a que chamamos de humanidade. A alma teria sido o princípio inteligente elaborado nas formas de vida iniciais, se individualizando aos poucos. O período de humanidade começa com a consciência do futuro, a distinção do bem e do mal e a responsabilidade de seus atos Esse período de humanização não começa na Terra, "A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana. O período da humanização começa, geralmente, em mundos ainda inferiores à Terra. Isto, entretanto, não constitui regra absoluta, pois pode suceder que um Espírito, desde o seu início humano, esteja apto a viver na Terra. Não é freqüente o caso; constitui antes uma exceção."(607) Em sua primeira encarnação a alma apresenta "O estado da infância na vida corporal. A inteligência apenas desabrocha: a alma se ensaia para a vida."(190) Em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. Para avançar em direção ao alvo é necessário vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazendo consigo o progresso. (ESE cap. XI - 8) Quanto mais no início de sua caminhada, mais os laços entre o Espírito e a matéria são apertados. As paixões são sinais de desenvolvimento, mas não de perfeição. São sinal de atividade e de consciência do eu, enquanto, na alma primitiva, a inteligência e a vida se acham no estado de gérmen. No homem a inteligência dá a vida moral. "Encarnando no corpo do homem, o Espírito lhe traz o princípio intelectual e moral, que o torna superior aos animais. As duas naturezas nele existentes dão às suas paixões duas origens diferentes: umas provém dos instintos da natureza animal, provindo as outras das impurezas do Espírito, de cuja encarnação é ele a imagem e que mais ou menos simpatiza com a grosseria dos apetites animais. Purificando-se, o Espírito se liberta pouco a pouco da influência da matéria, sob a qual ele se aproxima do bruto. Isento dela, eleva-se à sua verdadeira destinação." (605) "A vida do Espírito, em seu conjunto, apresenta as mesmas fases que observamos na vida corporal. Ele passa gradualmente do estado de embrião ao de infância, para chegar, percorrendo sucessivos períodos, ao de adulto, que é o da perfeição, com a diferença de que para o Espírito não há declínio, nem decrepitude, como na vida corporal; que a sua vida, que teve começo, não terá fim; que imenso tempo lhe é necessário, do nosso ponto de vista, para passar da infância espírita ao completo desenvolvimento; e que o seu progresso se realiza, não num único mundo, mas vivendo ele em mundos diversos. A vida do Espírito, pois, se compõe de uma série de existências corpóreas, cada uma das quais representa para ele uma ocasião de progredir, do mesmo modo que cada existência corporal se compõe de uma série de dias, em cada um dos quais o homem obtém um acréscimo de experiência e de instrução. Mas, assim como, na vida do homem, há dias que nenhum fruto produzem, na do Espírito há existências corporais de que ele nenhum resultado colhe, porque não as soube aproveitar." (191) Todos nós devemos passar pelas etapas da evolução, não há ascensão em linha reta, na codificação vemos que todos os espíritos são criados simples e ignorantes e necessitam encarnar para conhecer o bem e o mal, a fim de evoluir rumo à perfeição ("O Livro dos Espíritos", 226 e 634). O que nos é confirmado pelos espíritos na questão 192: "pois o que o homem julga perfeito longe está da perfeição. Há qualidades que lhe são desconhecidas e incompreensíveis. Poderá ser tão perfeito quanto o comporte a sua natureza terrena, mas isso não é a perfeição absoluta. Dá-se com o Espírito o que se verifica com a criança que, por mais precoce que seja, tem de passar pela juventude, antes de chegar à idade madura; e também com o enfermo que, para recobrar a saúde, tem que passar pela convalescença. Demais, ao Espírito cumpre progredir em ciência e em moral. Se somente se adiantou num sentido, importa se adiante no outro, para atingir o extremo superior da escala. Contudo, quanto mais o homem se adiantar na sua vida atual, tanto menos longas e penosas lhe serão as provas que se seguirem." O homem em sua escalada evolutiva não pode retrogradar, poderá encarnar em diferentes posições sociais, para seu aprendizado, porém o espírito não regride. "A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrógrada. Eles se elevam gradualmente na hierarquia e não descem da categoria a que ascenderam. Em suas diferentes existências corporais, podem descer como homens, não como Espíritos. Assim, a alma de um potentado da Terra pode mais tarde animar o mais humilde obreiro e vice-versa, por isso que, entre os homens, as categorias estão, freqüentemente, na razão inversa da elevação das qualidades morais." O espírito, para melhorar-se, deve passar pelas experiências do corpo. Após as diversas encarnações atingiremos o objetivo que é nossa tendência natural, a perfeição, sendo essa caminhada parte do projeto educativo de Deus para conosco. O espírito, além de suas próprias imperfeições tem que lutar ainda contra a influência da matéria, apenas não nos esqueçamos que nosso espírito é tudo, e nosso corpo apenas veste passageira. Agradeço novamente a oportunidade e abrimos espaço para as questões, sintam-se à vontade. Perguntas e Respostas: 01. Já se tem alguma idéia de qual seja a forma menos evoluída que exista na Terra?seriam as bactérias ou os vírus? Aninha, não saberia responder. 02. "os átomos de hoje serão os anjos de amanhã, como os anjos de hoje foram os átomos de ontem"... Tudo nesse universo é potencial de vida. 03. Espíritos encarnam em plantas, arvores, etc? Não Sonus. Após o Espírito atingir o período de humanidade, após evoluir do princípio inteligente ele apenas encarna na raça humana. 04. Até se a gente passar as coisas pelo crivo da razão, veremos que não evoluiríamos nada vegetando em plantas. Sim, porque nossa evolução deve dar-se em dois sentidos. A moral e a intelectual, e nenhuma dessas ocorrerá nos vegetais 05 Como identificar um espírito "completista"? Você pergunta sobre o espírito puro? Digamos "espírito vitorioso" Bem , o espírito vitorioso seria aquele que conseguiu domar suas más inclinações 06. É verdade que existem mundos tão evoluídos que os habitantes dos mesmos não necessitam de matar outros seres para se alimentarem? Pelo relato que temos dos espíritos tal mundo existe. No capítulo III, item 9 do Evangelho Segundo o Espiritismo há a descrição de um mundo ditoso, onde a matéria não é tão penosa ao homem, aí haverá também uma alimentação diferenciada, onde não precisaremos sacrificar aqueles que se encontram no início da escalada evolutiva. Inclusive os animais são mais adiantados, embora ainda não tenham conhecimento de si mesmos, para eles o homem é Deus. 07. Que acham da afirmação que a evolução ocorre numa espiral progressiva, exponencialmente? É o que se deu com o conhecimento aqui na Terra. O espírito não regride, pode estacionar, pode não aproveitar novas encarnações, mas sempre progride. A evolução intelectual, a mais fácil, deve ser acompanhada da evolução moral, por isso não creio que haja esse crescimento exponencial. Não evolui cada vez mais rápido, pois podemos evoluir muito intelectual, mas moralmente não. O conhecimento , por si, não traz a evolução. Você sabe que fumar é prejudicial, mas fuma Você sabe que a bebida faz mal, mas bebe Sabemos a importância do sono, do descanso, mas exigimos o máximo de nosso corpo, e por aí vai 08. voltando a questão das plantas, não consigo compreender que estão vivas sendo que não tem um espírito nelas. Para que tenhamos o ser vivo deve haver um princípio que o anime. Senão seria apenas matéria bruta. Nesse ponto você tem razão. Apenas que o princípio que anima as plantas não é o espírito individualizado, pois no momento em que se individualiza ele passa a ter inteligência E as plantas não têm consciência de sua existência., não experimentam sensações, apenas recebem as impressões físicas que agem sobre a matéria. 09. Existem em mundos extremamente evoluídos, animais mais evoluídos que os homens? Não, os animais são sempre animais. As plantas são compostas de matéria inerte e dotadas de vitalidade. Os animais são compostos de matéria inerte, dotados de vitalidade, e têm a mais uma espécie de inteligência. Inteligência instintiva, limitada com a consciência de sua existência e de sua individualidade. O homem tendo tudo que há nas plantas e nos animais domina todas as classes por uma inteligência especial, que lhe dá consciência do futuro e conhecimento de Deus. Para reencarnar nesse planeta extremamente evoluído o homem terá que ter o merecimento para tanto, portanto não pode ser menos evoluído que os animais. Os animais que evoluam a tal que passem a se aproximar do homem mudarão sua categoria para espírito. Recomendo a leitura do Capítulo XI, "O Livro dos Espíritos", Os três reinos - Os minerais e as plantas - Os animais e o Homem, muito esclarecedor para essas dúvidas que levantamos. 10. Os elementais são utilizados em trabalhos de curas espirituais ? é correto afirmar isso? Solcor, creio que li sobre os elementais apenas no Livro de André Luiz. Seriam espíritos em seu início de caminhada evolutiva, responsáveis por "cuidar" da natureza, sobre duendes, podemos ler algo em "O Livro dos Espíritos" - 103. Nona classe. Espíritos Levianos.- parte 2ª - capítulo I- Escala espírita. Você pode fazer uma pesquisa sobre elementais em: REVISTA ESPÍRITA 1858 ALLAN KARDEC 15; 318(NOV) REVISTA ESPÍRITA 1859 ALLAN KARDEC 11(JAN)83(MAR) REVISTA ESPÍRITA 1869 ALLAN KARDEC 18 Creio que vale a pena. Se precisar de mais detalhes vá na HP do canal (http://www.irc-espiritismo.org.br/), no Serviço de perguntas e repostas - SPR - mande sua questão. 11. Como a gente tem acesso à revista espírita?Aqui onde moro não tem provavelmente. Você pode encomendar no IDE - Instituto de Difusão Espírita (http://www.ide.org.br/) Nesse endereço: http://www.espirito.org.br vocês encontram as revistas completas de 1858 e 1859, e algumas parciais, dêem uma olhada. É importante para nós espíritas o estudo e a leitura da Revista Espírita, pois nos mostra o dia-a-dia de Kardec. Oração Final: Queridos amigos reunidos.. Depois destes belos ensinamentos .. Que juntos levantamos.. Do belo clima fraterno.. vamos nos ligar a Deus.. Ao bem neste momento.. Vamos expandir nossos melhores sentimentos.. Para todos os irmãos do planeta.. Para aqueles que não conhecemos.. Para aqueles que estão perto.. Tenhamos força no progresso .. Ajudemos a progredir.. Para dirigirmos nossa função real na vida Agradeçamos a vida acima de tudo que possa nos aparecer. Assim seja !