Estudo Espírita Promovido pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br Tema Extra: 7º Encontro Espírita sobre a Mediunidade 24/06/2000 Expositor e Dirigente do Estudo da Noite: Mauro Bueno - MBueno Oração Inicial: Senhor, ensina-nos: a orar sem esquecer o trabalho; a dar sem olhar a quem; a servir sem perguntar até quando; a sofrer sem magoar seja a quem for; a progredir sem perder a simplicidade; a semear o bem sem pensar nos resultados; a desculpar sem condições; a marchar para frente sem contar os obstáculos; a ver sem malícia; a escutar sem corromper os assuntos; a falar sem ferir; a compreender o próximo sem exigir entendimento; a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração; a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxa de reconhecimento. Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades. Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre. Emmanuel Exposição: A palestra de hoje é sobre mediunidade Da Introdução do Livro dos Espíritos temos: ".... resultante influência de certas pessoas, dotadas, para isso, de um poder especial, as quais se designam pelo nome de médiuns, isto é - meios ou intermediários entre os Espíritos e os homens. As condições que dão esse poder resultam de causas ao mesmo tempo físicas e morais, ainda imperfeitamente conhecidas, porquanto há médiuns de todas as idades, de ambos os sexos e em todos os graus de desenvolvimento intelectual. É, todavia, uma faculdade que se desenvolve pelo exercício." Em resumo, mediunidade é a capacidade de servir de intermediário entre espíritos e os homens. Isto é importante pois define muito bem o que é e o que não é mediunidade. Desdobramento não é mediunidade, porém existe a mediunidade sonambúlica A maneira de saber se estamos diante de um fato mediúnico ou não é simples: há um espírito comunicando-se? Se há, temos mediunidade. Não há? Temos animismo ou imaginação fértil. Como saber se há um espírito comunicante? Pela inteligência da manifestação, pela percepção de ação "exterior" ao médium. A mediunidade destaca-se sobretudo por trazer aptidões fenomenais ao médium. Eis o principal detector de fraudes. Seja a capacidade de escrever com vinte caligrafias diferentes, lembrando-se qual é de quem . Ou ainda, discorrer sobre um assunto completamente além de seu nível de cultura e conhecimentos. O importante é perceber que ocorre um fenômeno. O Livro dos Médiuns traz uma diversidade de médiuns: DOS MÉDIUNS Médiuns de efeitos físicos. - Pessoas elétricas. - Médiuns sensitivos ou impressionáveis. - Médiuns audientes. - Médiuns falantes. - Médiuns videntes. -Médiuns sonambúlicos. - Médiuns curadores. - Médiuns pneumatógrafos. 159. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações. As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos. 1. Médiuns de efeitos físicos 160. Os médiuns de efeitos físicos são particularmente aptos a produzir fenômenos materiais, como os movimentos dos corpos inertes, ou ruídos, etc. Podem dividir-se em médiuns facultativos e médiuns involuntários. (Veja-se a 2ª parte, caps. II e IV.) Os médiuns facultativos são os que têm consciência do seu poder e que produzem fenômenos espíritas por ato da própria vontade. Conquanto inerente à espécie humana, conforme já dissemos, semelhante faculdade longe está de existir em todos no mesmo grau. Porém, se poucas pessoas há em quem ela seja absolutamente nula, mais raras ainda são as capazes de produzir os grandes efeitos tais como a suspensão de corpos pesados, a translação aérea e, sobretudo, as aparições. Os efeitos mais simples são a rotação de um objeto, pancadas produzidas mediante o levantamento desse objeto, ou na sua própria substância. Embora não demos importância capital a esses fenômenos, recomendamos, contudo, que não sejam desprezados. Podem proporcionar ensejo a observações interessantes e contribuir para a convicção dos que os observem. Cumpre, entretanto, ponderar que a faculdade de produzir efeitos materiais raramente existe nos que dispõem de mais perfeitos meios de comunicação, quais a escrita e a palavra. Em geral, a faculdade diminui num sentido à proporção que se desenvolve em outro. Ponto interessante e muito curioso, não? 161. Os médiuns involuntários ou naturais são aqueles cuja influência se exerce a seu mau grado. Nenhuma consciência têm do poder que possuem e, muitas vezes, o que de anormal se passa em torno deles não se lhes afigura de modo algum extraordinário. Isso faz parte deles, exatamente como se dá com as pessoas que, sem o suspeitarem, são dotadas de dupla vista. Esta é a mediunidade envolvida nos casos de TCI (Transcomunicação Instrumental). OS médiuns participam sem o saber São muito dignos de observação esses indivíduos e ninguém deve descuidar-se de recolher e estudar os fatos deste gênero que lhe cheguem ao conhecimento. Manifestam-se em todas as idades e, freqüentemente, em crianças ainda muito novas. (Veja-se acima, o capítulo V, Das manifestações físicas espontâneas.) 2. Médiuns sensitivos, ou impressionáveis 164. Chamam-se assim às pessoas suscetíveis de sentir a presença dos Espíritos por uma impressão vaga, por uma espécie de leve roçadura sobre todos os seus membros, sensação que elas não podem explicar. Esta variedade não apresenta caráter bem definido . Todos os médiuns são necessariamente impressionáveis, sendo assim a impressionabilidade mais uma qualidade geral do que especial. É a faculdade rudimentar indispensável ao desenvolvimento de todas as outras. . Difere da impressionabilidade puramente física e nervosa, com a qual preciso é não seja confundida, porquanto, pessoas há que não têm nervos delicados e que sentem mais ou menos o efeito da presença dos Espíritos, do mesmo modo que outras, muito irritáveis, absolutamente não os pressentem. 3. Médiuns audientes 165. Estes ouvem a voz dos Espíritos. É, como dissemos ao falar da pneumatofonia, algumas vezes uma voz interior, que se faz ouvir no foro íntimo; doutras vezes, é uma voz exterior, clara e distinta, qual a de uma pessoa viva Os médiuns audientes podem, assim, travar conversação com os Espíritos. Quando têm o hábito de se comunicar com determinados Espíritos, eles os reconhecem imediatamente pela natureza da voz. Quem não seja dotado desta faculdade pode, igualmente, comunicar com um Espírito, se tiver, a auxiliá-lo, um médium audiente, que desempenhe a função de intérprete. 4. Médiuns falantes 166. Os médiuns audientes, que apenas transmitem o que ouvem, não são, a bem dizer, médiuns falantes. Estes últimos, as mais das vezes, nada ouvem. Neles, o Espírito atua sobre os órgãos da palavra, como atua sobre a mão dos médiuns escrevente Querendo comunicar-se, o Espírito se serve do órgão que se lhe depara mais flexível no médium. A um, toma da mão; a outro, da palavra; a um terceiro, do ouvido. O médium falante geralmente se exprime sem ter consciência do que diz e muitas vezes diz coisas completamente estranhas às suas idéias habituais, aos seus conhecimentos e, até, fora do alcance de sua inteligência. Também chamamos esta faculdade de psicofonia 5. Médiuns videntes 167. Os médiuns videntes são dotados da faculdade de ver os Espíritos. Alguns gozam dessa faculdade em estado normal, quando perfeitamente acordados, e conservam lembrança precisa do que viram Outros só a possuem em estado sonambúlico, ou próximo do sonambulismo. Raro é que esta faculdade se mostre permanente; quase sempre é efeito de uma crise passageira. Na categoria dos médiuns videntes se podem incluir todas as pessoas dotadas de dupla vista. A possibilidade de ver em sonho os Espíritos resulta, sem contestação, de uma espécie de mediunidade, mas não constitui, propriamente falando, o que se chama médium vidente 6. Médiuns sonambúlicos 172. Pode considerar-se o sonambulismo uma variedade da faculdade mediúnica, ou, melhor, são duas ordens de fenômenos que freqüentemente se acham reunidos. O sonâmbulo age sob a influência do seu próprio Espírito; é sua alma que, nos momentos de emancipação, vê, ouve e percebe, fora dos limites dos sentidos O que ele externa tira-o de si mesmo; suas idéias são, em geral, mais justas do que no estado normal, seus conhecimentos mais dilatados, porque tem livre a alma. Numa palavra, ele vive antecipadamente a vida dos Espíritos. O médium, ao contrário, é instrumento de uma inteligência estranha; é passivo e o que diz não vem de si Em resumo, o sonâmbulo exprime o seu próprio pensamento, enquanto que o médium exprime o de outrem. Esta observação é muito importante: distingue-se a mediunidade do animismo também assim 7. Médiuns curadores 175. Unicamente para não deixar de mencioná-la, falaremos aqui desta espécie de médiuns, porquanto o assunto exigiria desenvolvimento excessivo para os limites em que precisamos ater-nos Sabemos, ao demais, que um de nossos amigos, médico, se propõe a tratá-lo em obra especial sobre a medicina intuitiva. Diremos apenas que este gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação. 8. Médiuns pneumatógrafos 177. Dá-se este nome aos médiuns que têm aptidão para obter a escrita direta, o que não é possível a todos os médiuns escreventes. Esta faculdade, até agora, se mostra muito rara Desenvolve-se, provavelmente, pelo exercício; mas, como dissemos, sua utilidade prática se limita a uma comprovação patente da intervenção de uma força oculta nas manifestações. Só a experiência é capaz de dar a ver a qualquer pessoa se a possui Pode-se, portanto, experimentar, como também se pode inquirir a respeito um Espírito protetor, pelos outros meios de comunicação. Conforme seja maior ou menor o poder do médium, obtêm-se simples traços, sinais, letras, palavras, frases e mesmo páginas inteiras. Basta de ordinário colocar uma folha de papel dobrada num lugar qualquer, ou indicado pelo Espírito, durante dez minutos, ou um quarto de hora, às vezes mais. A prece e o recolhimento são condições essenciais; é por isso que se pode considerar impossível a obtenção de coisa alguma, numa reunião de pessoas pouco sérias, ou não animadas de sentimentos de simpatia e benevolência. Percebam que a pneumatografia traz consigo um dispositivo não muito diferene do empregado pelos TCIstas e portanto, não é novidade para o Espiritismo Se antes empregava-se o papel e lápis, hoje emprega-se o computador, o gravador ou outra mídia qualquer A mediunidade tem condições que devem ser observadas nas casas espíritas: Há um momento adequado para início e fim das influenciações em uma reunião mediúnica. Há a necessidade de que o ambiente esteja sempre muito tranquilo e que nele nunca ocorram atividades perturbadoras, devido a fixação que emoções perturbadoras causam aos objetos e locais onde ocorrem. A psicometria é uma das mediunidades não tratadas neste texto, capaz de detectar estes eventos a partir de objetos e de ambiente. Uma leitura completa do Livro dos Médiuns aclarará o ponto. Em resumo, as atividades e emoções humanas marcam os locais onde ocorreram e influenciam almas e espíritos No momento adequado dentro da reunião, o espírito comunicante se aproxima e influencia os plexos do médium, especialmente aqueles cujos órgãos deseje controlar. O espírito não entra no corpo de ninguém. O faz por influenciação externa, comunicando diretamente ao cérebro do médium a sua vontade. O espírito controla aquela região cerebral e consequentemente a região no corpo onde se encontram os grandes centros nervosos referentes. Exemplo, a garganta, plexo laríngeo. O espírito em geral, posiciona-se atrás do médium e o controla por força de sintonia mental. O espírito será mais ou menos capaz de comunicar-se, conforme a sintonia que seja capaz de estabelecer com o médium. Vamos abrir o trabalho para perguntas e respostas Perguntas/Respostas: 01 !gostaria de perguntar se em uma comunicação psicofônica, o médium pode atuar nas palavras do espírito que se comunica, misturando suas idéias com as do espírito Pode sim Rodrigo, em muitos casos. Observe porém que isto não é regra geral, antes porém, muito flexível. Dependendo do adiantamento do espírito que se comunica, faltará ao médium saber suficiente para poder interferir na comunicação. Digamos que o espírito discorra sobre um assunto de Física ou ainda sobre Medicina e imaginemos que o médium seja iletrado... Como poderia ele interferir sem corromper a mensagem? Posso fazer um comentário? Quando a mensagem tem caráter essencialmente moral, bem, podemos sim ficar de "orelha em pé" como dizia meu velho pai Pode Pq o que percebo é que no começo da comunicação, as idéias se misturam, e a impressão de que alguém próximo está se comunicando, ou até mesmo um animismo possam estar acontecendo... é grande. mas depois... quando a comunicação se avança... percebo que essas idéias praticamente somem e ficam apenas as do espírito. apenas isso. obrigado. Sua percepção é correta Rodrigo, especialmente tratando-se de médiuns ainda em processo de educação Os que já atingiram perfeito controle de sua influenciação anímica na comunicação, pouco apresentam desta escalada de sintonização. Ela ocorre rápida e segura 02 quais os problemas que pode ocorrer com a forte magnetização cerebral em uma sessão mediúnica? (t) Problema nenhum. O espírito está manejando forças comuns a constituição física e perispiritual do ser humano na Terra. A influenciação espiritual ocorre em larga escala diuturnamente, inclusive quando desdobrados Somos muito mais influenciados que julgamos saber. Os espíritos nos cercam e conosco convivem em perfeita sintonia, seja esta boa ou não. Não existem resíduos a não ser as impressões que um espírito causou ao outro. O "resíduo" é o mesmo que sofremos ao entrar em contato com outra pessoa, mesmo viva. 03 tenho uma amiga que teve um acidente e entrou em coma. Gostaria de saber se ela seria uma médium sensitiva ou sonâmbula?(t) Tchelinho, por favor, me explique melhor esta sua pergunta... ela teve uma regressão a vidas passadas até a vida atual dela(t) Observe entretanto que não se trata de mediunidade Mediunidade é quando serve-se de intermediário entre os espíritos e os encarnados No caso que você descreveu ela teve uma experiência pessoal 04 Você comentou sobre o local das práticas mediúnicas. Há algum problema em realizá-las em casa, isto é , fora do Centro Espírita? Sim, há sim! Um problema muito grande Lugar de trabalho espírita é na casa espírita, por diversas razões: Segurança, compatibilização de nível vibratório, influenciações paralelas, implicações na vida familiar O ambiente doméstico deve ser sempre preservado de trabalhos espíritas para não manter as vibrações de espíritos mais difíceis de se lidar... Em contrapartida, espíritos mais elevados podem encontrar dificuldades em um local onde tenham havido brigas domésticas... A regularidade de horário e de ambiente permite aos espíritos que se organizem afim de conduzir o trabalho mediúnico. Veja que o CENTRO faz exatamente CENTRALIZAR e CONCENTRAR esforços... Logo, os espíritos que nos assistem podem atender diversos casos em uma mesma noite, de pessoas que moram em locais diferentes e vivem situações emocionais diferentes Além disto, o ambiente doméstico pode receber "visitas" a qualquer momento. Como impedir a chegada de amigos dos filhos e assim por diante? As cirurgias ocorrem em ambiente preparado, certo? Os trabalhos mediunicos, dado a seriedade com que precisam ocorrer merecem a mesma atenção e preparação. 05 como saber quando uma pessoa pode assumir responsabilidade de médium num centro espírita? (t) Os espíritos sabem :c) Eles são os melhores indicadores disto! Lembre-se que mediunidade é um telefone que toca de lá para cá 06 Gostaria de dizer que ha'muitos anos atrás, era necessário o trabalho mediúnico ser realizado nas casas das pessoas, visto a não possibilidade antigamente de haver Casas Espíritas, mas não é uma pratica que deva ser mantida, pois a Casa Espírita é o local apropriado visto que mantém uma corrente de proteção mantida pela vigilância da Espiritualidade amiga e da proteção dos médiuns ali presentes na hora da reunião que tem condições junto a Espiritualidade de ajudar tanto o médium quanto o Espírito comunicante (t) Muitíssimo bem colocado Suzzy e eu concordo em todas as suas observações! 07 <_jal_> Gostaria de um esclarecimento adicional em relação a resposta ao mobsued: Para saber se um médium pode assumir tarefas, o procedimento é obter uma orientação espiritual e respeito deste médium ?: Sua pergunta é muito oportuna jal Ao lermos o Livro dos Médiuns veremos que os espíritos nos pedem para desconfiar o tempo todo de quaisquer comunicações! Por que eles assim nos advertem? Então, levando-se em conta este parâmetro, nada custa pegar uma referência com o mentor da casa É um erro afastar-se de consultar os espíritos. Um erro tão grande quanto consultá-los até para saber do rateio da conta de luz... Nem tanto a mar, nem tanto a terra é a medida ideal Nem descuidar de consultá-los, nem depender deles para tudo 08 Acho que todo trabalho mediúnico deve ter um dirigente inclusive, que orienta os médiuns sobre os trabalhos e completando o que MBueno disse... o mentor da casa deve ser consultado, pois ele sabe se temos como trabalhar ou não. Exato Rodrigo! ou os próprios dirigentes do agrupamento... desde que seja um agrupamento sério com base na codificação de Kardec e nos ensinamentos de Jesus. Os amigos podem colocar comentários pessoais livremente <_jal_> comunicações de espíritos, bom, na tv mostrou que um médium possui a glândula pineal acho bem diferente dos outros, então isso vem de nascimento ou pode ser desenvolvido? <_jal_> em qualquer caso, Qual a opinião sobre os participantes sobre as reuniões mediúnicas abertas ao público? <_jal_> é imprescindível uma criteriosa análise destas comunicações... Rod-rigo concorda com jal. isso é importantíssimo Olha Rodrigo, apenas as desobsessões devem estar fechadas Inclusive SEM a participação do obsediado por motivos óbvios Imagine lá o obsessor contando todas as atrocidades que o obsediado cometeu... O paciente sairia de lá pior do que chegou, dado o choque que sofreria Mas muitas vezes alguns participantes acabam ficando assustados com determinadas comunicações... é isso que nos preocupa Lembremos sempre que é uma bondade de Deus o esquecimento que nos atinge ao renascer <_jal_> Jal concorda com Mbueno, e acrescenta também a inconveniência de reuniões de desenv.med. abertas... Sabe Rodrigo, como diz o Cairbar, só se contaminam os contamináveis O Espiritismo é doutrina para várias vidas Ninguém consegue dominá-la em apenas uma ou duas encarnações Vamos gradualmente entendendo-a e tornando-se habituados a seus fenômenos É um processo de reeducação lento e contínuo Vejo pelo lado da oportunidade que os visitantes da casa podem ter de ver realmente os frutos que serão colhidos devido as má zelas e com isso promover a reforma intima Bem lembrado Jal. Desenvolvimento entretanto pode ser aberto a publico selecionado viu? Selecionar o publico é importante Muitas vezes a assistência parte de alguém de lá, no meio do público Os trabalhos abertos devem ser as palestras, os estudos, e assim por diante Uma primeira restrição se faz ao desenvolvimento, através de seleção de público e uma violenta restrição se faz a desobsessão, geralmente sem qualquer público Oração Final: Senhor Jesus Agradecemos-te por mais essa oportunidade de estudo que a nós concedestes. Agradecemos-te também pela oportunidade que tivemos de conhecer essa doutrina maravilhosa, que tanto nos ensina. E te pedimos, Mestre querido, auxilia-nos na tarefa de divulgar a mensagem que hoje acolhemos, pois sabemos, Senhor, que nem todos tem a feliz oportunidade que nós temos, de estudos e convivência com amigos tão fiéis e excelentes evangelizadores. Mestre amigo, Pedimos ainda, amparo aos pequeninos que hoje sofrem o triste abandono, muitos passando fome e frio, e rogamos, ainda, Senhor, auxilia-nos para que possamos dar continuidade ao aprendizado, e que, na próxima semana, possamos todos estarmos aqui novamente reunidos para mais uma noite de estudos. E assim, Senhor, em Teu nome, e em nome de Deus, o supremo criador do Universo, juntamente com os Espíritos amigos que tanto nos auxiliaram damos por encerrados os trabalhos da noite. Que assim seja!