Estudo Espírita Promovido pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br Tema: Idiotismo e Loucura. LE 371 a 378 Expositor: Fernanda Lima João Pessoa - PB 24/07/2004 Oração Inicial: <<@__Eveline__> Mestre amado, pedimos as Tuas bênçãos para estes momentos de estudos que faremos a partir de agora envolvendo-nos em muita paz, infundindo em todos nós, o Teu amor infinito Inspirando a nossa companheira Fernanda que trará os ensinamentos desta noite, estendo as Tuas mãos misericordiosas, sobre cada um de nós aqui, reunidos pela net e auxiliando-nos em todos os momentos de nossas vidas, para que saibamos colocar em prática, Tuas lições, aqui relembradas, fica conosco, Senhor hoje e sempre que assim seja! Exposição: <@[Fernanda_Lima]> Vamos então colar o estudo, que já foi previamente escrito, e após vocês vão poder fazer as perguntas necessárias para o entendimento total do assunto. Em nossa fala, alternaremos nossos comentários às perguntas de O Livro dos Espíritos. Após transpor o início de sua evolução intelectuo-moral, o espírito se depara com o desafio de habitar o Reino Hominal. Embora as Leis Naturais sejam iguais a todos os Reinos, é no Hominal que o Espírito tem consciência do que se passa, e pode racionalizar as suas experiências, tirar conclusões, procurar não repetir os atos equivocados do passado. Assim, a Reencarnação é válida a todos os seres da natureza, desde o princípio espiritual que vivencia as primeiras experiências, até nós, espíritos milenares, que ora passamos por provas e expiações. É assim que nos apresenta o tema de O Livro dos Espíritos - Idiotismo, Loucura - mostrando que na verdade quem está doente não é o Espírito e sim o corpo, para aplicar-lhe a expiação de que necessita passar. 373. Qual será o mérito da existência de seres que, como os cretinos e os idiotas, não podendo fazer o bem nem o mal, se acham incapacitados de progredir? "É uma expiação decorrente do abuso que fizeram de certas faculdades. É um estacionamento temporário." a) - Pode assim o corpo de um idiota conter um Espírito que tenha animado um homem de gênio em precedente existência? "Certo. O gênio se toma por vezes um flagelo, quando dele abusa o homem." (Comentário de Kardec) A superioridade moral nem sempre guarda proporção com a superioridade intelectual e os grandes gênios podem ter muito que expiar. Daí, freqüentemente, lhes resulta uma existência inferior à que tiveram e uma causa de sofrimentos. Os embaraços que o Espírito encontra para suas manifestações se lhe assemelham às algemas que tolhem os movimentos a um homem vigoroso. Pode dizer-se que os cretinos e os idiotas são estropiados do cérebro, como o coxo o é das pernas e dos olhos o cego. 375 a) - Então, o desorganizado é sempre o corpo e não o Espírito? "Exatamente; mas, convém não perder de vista que, assim como o Espírito atua sobre a matéria, também esta reage sobre ele, dentro de certos limites, e que pode acontecer impressionar-se o Espírito temporariamente com a alteração dos órgãos pelos quais se manifesta e recebe as impressões. Pode mesmo suceder que, com a continuação, durando longo tempo a loucura, a repetição dos mesmos atos acabe por exercer sobre o Espírito uma influência, de que ele não se libertará senão depois de se haver libertado de toda impressão material." Mas por que isso? Sabemos que tanto para objetos materiais (3ª Lei de Newton - Ação e Reação) quanto para o mundo espiritual, a cada ação corresponde uma reação. Nossa razão nos mostra que, para termos um mundo justo, cada um deve ser responsável pelo que provoca a si e aos outros. Nenhum de nós poderá sofrer ou ser feliz por atos praticados por outra pessoa. Então, o idiotismo e/ou a loucura pode constituir, para o Espírito, a expiação de algum erro do passado relacionado com o mau uso de sua inteligência. Expiação significa sofrer como forma de um ressarcimento moral a um sofrimento aplicado à outra pessoa, por intenção ou por falha nossa. Ou seria uma provação, isto é, uma situação, muitas vezes sofrida, escolhida pelo espírito, de forma a testar suas virtudes e fazer conhecer seus pontos falhos para que possa melhorar-se. 371. Tem algum fundamento o pretender-se que a alma dos cretinos e dos idiotas é de natureza inferior? "Nenhum. Eles trazem almas humanas, não raro mais inteligentes do que supondes, mas que sofrem da insuficiência dos meios de que dispõem para se comunicar, da mesma forma que o mudo sofre da impossibilidade de falar". 372. Que objetivo visa a Providência criando seres desgraçados, como os cretinos e os idiotas? "Os que habitam corpos de idiotas são Espíritos sujeitos a uma punição. Sofrem por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que estão de se manifestarem mediante órgãos não desenvolvidos ou desmantelados." a) - Não há, pois, fundamento para dizer-se que os órgãos nada influem sobre as faculdades? "Nunca dissemos que os órgãos não têm influência. Têm-na muito grande sobre a manifestação das faculdades, mas não são eles a origem destas. Aqui está a diferença. Um músico excelente, com um instrumento defeituoso, não dará a ouvir boa música, o que não fará que deixe de ser bom músico." Comentário de Kardec - Importa se distinga o estado normal do estado patológico. No primeiro, o moral vence os obstáculos que a matéria lhe opõe. Há, porém, casos em que a matéria oferece tal resistência que as manifestações anímicas ficam obstadas ou desnaturadas, como nos de idiotismo e de loucura. São casos patológicos e, não gozando nesse estado a alma de toda a sua liberdade, a própria lei humana a isenta da responsabilidade de seus atos. 374. Na condição de Espírito livre, tem o idiota consciência do seu estado mental? "Freqüentemente tem. Compreende que as cadeias que lhe obstam ao vôo são prova e expiação." *** A loucura está inserida dentro do conceito de psicose que pode ser orgânica ou funcional. A psicose orgânica refere-se a uma condição reversível ou não de disfunção mental, que pode ser identificada como um distúrbio da anatomia, fisiologia ou bioquímica do cérebro. A psicose funcional refere-se a uma condição de disfunção mental, identificada como esquizofrenia, uma doença afetiva maior, ou outros distúrbios mentais com características psicóticas. 375. Qual, na loucura, a situação do Espírito? "O Espírito, quando em liberdade, recebe diretamente suas impressões e diretamente exerce sua ação sobre a matéria. Encarnado, porém, ele se encontra em condições muito diversas e na contingência de só o fazer com o auxílio de órgãos especiais. Altere-se uma parte ou o conjunto de tais órgãos e eis que se lhe interrompem, no que destes dependam, a ação ou as impressões. Se perde os olhos, fica cego; se o ouvido, toma-se surdo, etc. Imagina agora que seja o órgão, que preside às manifestações da inteligência, o atacado ou modificado, parcial ou inteiramente, e fácil te será compreender que, só tendo o Espírito a seu serviço órgãos incompletos ou alterados, uma perturbação resultará de que ele, por si mesmo e no seu foro íntimo, tem perfeita consciência, mas cujo curso não lhe está nas mãos deter." Isso reforça o nosso conhecimento de que o espírito, durante o sono, se afasta do corpo, e recepta as sensações como se nenhuma lesão tivesse, somente voltando a ter uma recepção distorcida da realidade quando está usando o seu corpo material para tanto. 376. Por que razão a loucura leva o homem algumas vezes ao suicídio? "O Espírito sofre pelo constrangimento em que se acha e pela impossibilidade em que se vê de manifestar-se livremente, donde o procurar na morte um meio de quebrar seus grilhões." Como dissemos no começo, a reencarnação é uma lei que atinge a todos e que quando estamos no Reino Hominal gozamos do direito de escolher as provas e expiações, e alguns outro detalhes de nossa futura vida. Mesmo assim, muitos espíritos, perturbados pela Lei do Esquecimento, não lembram dos compromissos já assumidos, e buscam no suicídio uma tentativa (vâ, como sabemos) de se livrar do sofrimento a que passa. Nosso conhecimento das Leis Divinas nos faz concluir que é a pior solução possível frente a um problema. 377. Depois da morte, o Espírito do alienado se ressente do desarranjo de suas faculdades? "Pode ressentir-se, durante algum tempo após a morte, até que se desligue completamente da matéria, como o homem que desperta se ressente, por algum tempo, da perturbação em que o lançara o sono." 378. De que modo a alteração do cérebro reage sobre o Espírito depois da morte? "Como uma recordação. Um peso oprime o Espírito e, como ele não teve a compreensão de tudo o que se passou durante a sua loucura, sempre se faz mister um certo tempo, a fim de se pôr ao corrente de tudo. Por isso é que, quanto mais durar a loucura no curso da vida terrena, tanto mais lhe durará a incerteza, o constrangimento, depois da morte. Liberto do corpo, o Espírito se ressente, por certo tempo, da impressão dos laços que àquele o prendiam." A loucura também pode ser provocada por processo obsessivo. Estima-se que muitos dos casos de internação em clinica psiquiátrica seriam resolvidos com um tratamento de desobsessão aliado ao tratamento psiquiátrico. Esse tipo de loucura se enquadraria na obsessão grau III - subjugação, assunto tratado em O Livro dos Médiuns, 2ª parte, capítulo XXXIII - Da obsessão. <@[Fernanda_Lima]> Agradecemos a todos a presença. Abrindo agora para as possíveis perguntas. Perguntas/Respostas: 01.<+Libertario> O espírito que habita um corpo de um idiota então não deve ser tratado como um idiota, como por exemplo, se o corpo que ele habita não conseguir andar, mas ter a audição normal, podemos falar do mesmo modo que falamos com alguém "normal"?? e este corpo demonstre que a pessoa é "retardada" <@[Fernanda_Lima]> Sim... porque o que está "ruim" não é o Espírito e sim o corpo. No caso, não sabemos ao certo como ele recebe e interpreta a realidade. Cabe a nós os tratarmos com o amor, porque afinal o amor é uma linguagem universal... pode ser que não saibam andar, sejam agressivos, mas o amor certamente entendem, e sempre que pudermos nos comunicar é bom, porque ameniza o sofrimento e a solidão de uma expiação tão dolorosa. 02.<+Libertario> E no caso das pessoas que tem Autismo?! <@[Fernanda_Lima]> Para nós, que temos um entendimento individual mas também social da realidade, é fácil saber de nossas coisas e das coisas do nosso próximo, o que não acontece com os autistas. Fica difícil para nós sabermos a quantas anda o mundo deles... mas acho que o amor na família aliado às terapias possíveis ainda é a melhor solução... sempre o amor a essas criaturas que passam por essas expiações 03.<+REvoltaDO_> E para os distúrbios que são resolvidos com medicamentos, estaria o método de expiação, outrora viável, agora ultrapassado devido ao avanço da ciência, levando o espírito a perder uma expiação ? <@[Fernanda_Lima]> Existe uma passagem em O Evangelho Segundo o Espiritismo que fala justamente dessa questão de que pelo fato de alguém estar passando por uma expiação, se para justificar o fato de que a expiação é inevitável, devemos deixar de amenizar o sofrimento alheio. E a mensagem é clara dizendo que mesmo sendo uma expiação, não podemos nos furtar ao dever de fazer o bem, tendo a obrigação de fazer o que está ao nosso alcance para amenizar o sofrimento. Acho que isso se enquadra nessa questão, porque se nossa Ciência Médica nos permite usar os medicamentos para amenizar o sofrimento desses que passam por transtornos psicóticos, isso não invalida a provação nem a expiação 04. <+CorGaN> No caso de fanáticos religiosos suicidas; são considerados loucos? seriam vítimas do meio, de lavagem cerebral? <@[Fernanda_Lima]> No momento em que preparava esse estudo, tive a oportunidade de falar com uma amiga minha que é psicóloga, para entender mais do que seria loucura (porque minha formação é na área das exatas), e ela me falou que houve uma evolução da nomenclatura na questão das disfunções psiquiátricas, mas acho que esse caso se enquadre na categoria psicose funcional, provocada por desarranjos afetivos (como vimos) mas na época de Kardec, certamente seriam chamados loucos (como até hoje os chamam) 05.<+REvoltaDO_> Estando o espírito sob dependência de fatores externos de atenuação da pena (medicamentos), e portanto alheio a estes, que justiça haverá a partir do que recebe para o que não recebe esse auxílio ? <@[Fernanda_Lima]> Como vimos nas perguntas de Kardec e nas respostas dos espíritos... o próprio fato de nascer com o cérebro "desmantelado" ou com algum fator psicológico que caracterize a psicose funcional, já é a expiação. Com ou sem medicamento o Espírito sofre porque no momento do desligamento por ocasião do sono ele sabe que o corpo dele não está legal. E isso já caracteriza o sofrimento, a expiação, no caso. 06.<+REvoltaDO_> Como pode um paciente que tem a patologia de sua doença tratada sofrer tanto quanto um que não o tem ? <@[Fernanda_Lima]> Eu penso que, relembrando uma das perguntas desse estudo: 376. Por que razão a loucura leva o homem algumas vezes ao suicídio? "O Espírito sofre pelo constrangimento em que se acha e pela impossibilidade em que se vê de manifestar-se livremente, donde o procurar na morte um meio de quebrar seus grilhões." Disso entendemos que, com ou sem medicamento, o Espírito tem consciência do constrangimento de que está passando... quanto ao fato de ter o mérito de ter acesso aos medicamentos, eu realmente não saberia como equacionar essa questão (quem recebe o medicamento e quem não) 07. <+^^Samara^^^> Mas a possibilidade ou não de receber medicamento pra "amenizar" essa expiação, não tem a ver com o "merecimento" desse espírito? <@[Fernanda_Lima]> É provável... mas é uma mania dos espíritas tentar equacionar essa questão: "tal coisa somente acontece porque há mérito" às vezes, o fato de um paciente ter acesso ao remédio significa dizer uma oportunidade de aprendizado, de ter humildade, de aprender a aceitar a ajuda, de não ser vaidoso... ou é mérito para amenizar o sofrimento dos familiares... existem tantas possibilidades que não deveríamos tomar tudo por conta de mérito... a vida, de uma forma geral, usa todo o instrumento possível para nos ensinar... cabe a nós termos a sensibilidade para ir anotando as lições. 08. <+Sincero-RJ> Uma pergunta...O fato de uma pessoa ter um maior ou menor limite de loucura ou mesmo desvio podem ser de cargas acumuladas de outras vidas? <@[Fernanda_Lima]> Pelo que dizem os Espíritos em suas respostas, como a psicose (orgânica ou funcional) é objeto de expiação do espírito, daí concluímos ser bem possível que o tipo de psicose seja proporcional ao débito que se há de pagar, ou simplesmente seja a quantidade certa de experiências que o espírito deve passar 09. <@Aleph_I> Sugiro a leitura de Loucura e Obsessão, de Manoel Philomeno de Miranda e da obra História da Loucura e Doença Mental de Michel Foucault. A Loucura tem uma conotação social, que tem passado por constantes análises no contexto clínico e social. O Espiritismo tem auxiliado bastante a compreensão espiritual e creio q a fusão das duas visões, pode nos auxiliar bastante. <@[Fernanda_Lima]> Exatamente nos sites pesquisados eles tocam nessa questão: a importância dessa obra de Foucaut para a modernização do estudo sobre as psicoses, então fica como bibliografia básica para todos nós, e a dica do aprofundamento dentro da Doutrina Espírita, pelo livro sugerido pelo irmão, o que certamente vai nos fazer entender melhor e mais claramente a resposta dos Espíritos às perguntas de Kardec que foram colocadas aqui. Agradecemos as dicas!!! 10. <+CorGaN> Quanto ao exorcismo.. seria uma libertação da loucura? <@[Fernanda_Lima]> altissimamente pertinente... veja que no final do nosso estudo eu apontei O Livro dos Médiuns, 2ª parte, capítulo XXXIII - Da obsessão. para o caso de psicoses funcionais provocadas por assédio espiritual. Pelo que sabemos, pelo que achamos... esse pensamento totalmente sonso comum - sobre exorcismo, achamos que não resolva muito, embora a boa-vontade e o desejo de ajudar é que façam a diferença nessas horas. Acho que nesse caso (de loucura por problemas obsessivos) uma evangelhoterapia seja melhor, ou seja, uma reunião mediúnica de desobsessão, onde os dialogadores vão poder saber o por quê do problema, quando e ele começou, qual o interesse daquele espírito momentaneamente equivocado estar fazendo aquilo... é um processo muitas vezes longo, que exige várias reuniões, muito evangelho no Lar, muita oração na família... e não somente mandar o espírito sair porque sim, porque sim, sem nenhuma explicação... eles não saem não ... esse caso só se resolve com muita conversa, muito perdão de todas as partes, muita oração, enfim... um trabalho contínuo que atinja toda a família e o espírito... somente assim achamos que vá haver resultado Oração Final: <@Aleph_I> Amigo e mestre Jesus Teu exemplo de compaixão e convivência com as diferenças nos inspira porque conseguiste enxergar nas diferen diferenças, ponto alicerce para as transformações enxergastes nos opostos, a oportunidade da concretização de obras até então desconhecidas concede-nos a lucidez para tb o fazê-lo pois, enquanto tentamos separar, esquecemos da fraternidade enquanto tentamos esconder, esquecemos do amor enquanto tentamos dividir, esquecemos da luz maior, que agrega a tudo no universo que possamos juntos, entender o valor um do outro discernindo as possinilidades para finalmente compreendermos e vivenciarmos a luz, a vida e o amor que assim seja