Estudo Espírita Promovido pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br Tema: " Faculdades Morais e Intelectuais do Homem " LE: 361 a 366 Expositor: Deise Bianchini Amambai - MS 25/06/2004 Dirigente do Estudo da Noite: Flávio Mendonça Oração Inicial: <+titrigo_> Senhor Jesus, muito obrigado por esse momento de estudo em que nos reunimos com o mesmo objetivo com o mesmo desejo de crescimento e aperfeiçoamento. Pedimos que todos os presentes e ausentes possam ser amparados por ti e que nosso estudo possa transcorrer em paz. Abençoe o IRC-Espiritismo e seus usuários e a todos os que se beneficiam de suas atividades na internet e fora dela. Obrigado por tudo. Que assim seja! Deise Bianchini - A origem das qualidades morais, boas ou más, do homem está no Espírito nele encarnado, e quanto mais puro esse Espírito, tanto mais propenso ao bem será o homem. O homem de bem é a encarnação de um bom Espírito, em caso contrário teremos um espírito imperfeito. É necessário fazer essa diferenciação, pois se dissermos que ali encarnou um espírito mau, poderíamos fazer crer na existência de Espíritos destinados sempre ao mau, os chamados demônios. Um espírito bom, aquele que já alcançou algum progresso não terá ações que sejam incoerentes com sua formação moral e intelectual. Cada propensão do homem será o indicativo do espírito ali encarnado: paciente, calmo, educado, gentil, maliciosos, leviano, extravagante, malfazejo, pois somos o reflexo de nosso espírito. Da mesma forma o Espírito dará ao homem as qualidades morais e as da inteligência e isso em virtude do grau de adiantamento a que se haja elevado Alguns homens muito inteligentes, podem ser ao mesmo tempo profundamente viciosos, pois a evolução moral e a intelectual não necessariamente ocorre ao mesmo tempo.Vemos na resposta a essa questão, 365, os espíritos nos colocarem: "É que não são ainda bastante puros os Espíritos encarnados nesses homens, que, então, e por isso, cedem à influência de outros Espíritos mais imperfeitos. O Espírito progride em insensível marcha ascendente, mas o progresso não se efetua simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período da sua existência, ele se adianta em ciência; durante outro, em moralidade." A questão 366 também é muito interessante, vamos vê-la em sua íntegra e também o comentário de Kardec: 366. Que se deve pensar da opinião dos que pretendem que as diferentes faculdades intelectuais e morais do homem resultam da encarnação, nele, de outros tantos Espíritos, diferentes entre si, cada um com uma aptidão especial? "Refletindo, reconhecereis que é absurda. O Espírito tem que ter todas as aptidões. Para progredir, precisa de uma vontade única. Se o homem fosse um amálgama de Espíritos, essa vontade não existiria e ele careceria de individualidade, pois que, por sua morte, todos aqueles Espíritos formariam um bando de pássaros escapados da gaiola. Queixa-se, amiúde, o homem de não compreender certas coisas e, no entanto, curioso é ver-se como multiplica as dificuldades, quando tem ao seu alcance explicações muito simples e naturais. Ainda neste caso tomam o efeito pela causa. Fazem, com relação à criatura humana, o que, com relação a Deus, faziam os pagãos, que acreditavam em tantos deuses quantos eram os fenômenos no Universo, se bem que as pessoas sensatas, com eles coexistentes, apenas viam em tais fenômenos efeitos provindos de uma causa única - Deus." O mundo físico e o mundo moral nos oferecem, a este respeito, vários pontos de semelhança Enquanto se detiveram na aparência dos fenômenos, os cientistas acreditaram fosse múltipla a matéria. Hoje, compreende-se ser bem possível que tão variados fenômenos consistam apenas em modificações da matéria elementar única. As diversas faculdades são manifestações de uma mesma causa, que é a alma, ou do Espírito encarnado, e não de muitas almas, exatamente como os diferentes sons do órgão, os quais procedem todos do ar e não de tantas espécies de ar, quantos os sons. De semelhante sistema decorreria que, quando um homem perde ou adquire certas aptidões, certos pendores, isso significaria que outros tantos Espíritos teriam vindo habitá-lo ou o teriam deixado, o que o tornaria um ser múltiplo, sem individualidade e, conseguintemente, sem responsabilidade. Acresce que o contradizem numerosíssimos exemplos de manifestações de Espíritos, em que estes provam suas personalidades e identidade. Aprofundando essas observações vemos em A Gênese, Capítulo XI - Encarnação dos Espíritos: ... ao mesmo tempo que o Espírito recobra a consciência de si mesmo, perde a lembrança do seu passado, sem perder as faculdades, as qualidades e as aptidões anteriormente adquiridas, que haviam ficado temporariamente em estado de latência e que, voltando à atividade, vão ajudá-lo a fazer mais e melhor do que antes.... .. Não há, portanto, solução de continuidade na vida espiritual, sem embargo do esquecimento do passado. Cada Espírito é sempre o mesmo eu, antes, durante e depois da encarnação, sendo esta, apenas, uma fase da sua existência. O próprio esquecimento se dá tão-só no curso da vida exterior de relação. Durante o sono, desprendido, em parte, dos liames carnais, restituído à liberdade e à vida espiritual, o Espírito se lembra, pois que, então, já não tem a visão tão obscurecida pela matéria.... .. O princípio da reencarnação é uma conseqüência necessária da lei de progresso... Perguntas/Respostas: 1 - <+Lool> [Mei_PB] podemos entender então que a reencarnação é necessária ao aprimoramento do ser em sentido moral e intelectual? <@Mei_PB> Lool, querida, bom vê-la participando conosco. Sim, a reencarnação é o meio de aprimoramento da alma ainda materializada, atendendo aos imperativos do progresso espiritual. (t) 2 - <+FuLaNu> Às vezes me pergunto: não será mais maléfico que benéfico o esquecimento dos acontecimentos das vidas passadas? (t) <@Mei_PB> FuLaNu, poderíamos entender de uma forma muito simples: Tudo depende do grau de adiantamento, de maturidade do espírito. Se maduro encarará com serenidade, se ainda imaturo entrever seu passado, a lembrança, se constituiria um fardo muito pesado. A providência divina, caro amigo, confie, é sábia (t). 3- <+Lool> [Mei_PB] gostava de saber se ao conhecermos uma pessoa com as qualidades positivas que você falou acima, podemos ter uma certa visão que essa pessoa seria portadora de um espírito mais evoluído? <@Mei_PB> Lool, pelos frutos se conhece a árvore falou o mestre Jesus. Neste caso, sim, uma pessoa com qualidades morais elevadas certamente se mostraria coerente. No entanto, é necessário ser prudente, pois, há pessoas que mantém uma falsa virtude. Todavia, ela não se mostra permanente. Neste caso, logo se perde. Fica fácil então identificar uma pessoa de natureza boa. (t) 4 - < Ser_em_Construcao> espíritos revelam uma Verdade. 1. como saber se é realmente verdade? 2. isso vai contra a razão, a crítica, a gente deveria criar nossas próprias verdades, não acha? (t) <@Mei_PB> Ser_em_Construcao, amigo, ao estudarmos com profundidade o Espiritismo, podemos verificar que uma individualidade se expressa além túmulo, e a razão nos mostra que sua identidade permanece. Daí, para nós espíritas, sua existência é ponto pacífico. Quanto a ser verdade ou não, tudo dependerá da nossa razão e do tempo para determinar a verdade. A orientação dos próprios espíritos é que não acreditemos apenas no que nos dizem, mas que verifiquemos.se suas mensagens têm algum fundamento. (t) 5 - <+lizabeth_3> a Teoria de Inteligência Múltipla (Gardner), diz justamente isso, que temos algumas faculdades intelectuais, várias e que podem ser desenvolvidas. Creio que isso tem a ver com o que o Mei colocou acima, concordam? <@Mei_PB> lizabeth_3, não conheço a tal teoria, mas o que nos asseveram os espíritos é que muitas vezes as múltiplas aptidões se nos apresentam como se fossem vários espíritos encarnados num só homem. Idéia absurda, pois, que a solidariedade existente entre as encarnações é justamente o fator que comprova existir um passado que se liga a um presente. (t) 6 - <@titrigo> Mei, o que geralmente vem primeiro: o progresso moral ou o intelectual? E qual favorece ao outro, se isso for possível? (t) <@Mei_PB> titrigo, a razão nos mostra que primeiro devemos conhecer o processo, para depois, consciente, aplicá-lo. Portanto, primeiro o intelecto se desenvolve estimulando a moralidade. Isso, porém, não significa que pessoas inteligentes sejam mais moralizadas que outras menos intelectualizadas. É que sobre a materialidade, muito se esconde de nossas tendências. (t) 7 - <+lizabeth_3> Nessa teoria, foi comprovado cientificamente a possibilidade do desenvolvimento das habilidades intelectuais. Certamente, comprovaremos, também, a possibilidade das qualidades morais serem desenvolvidas... Você acredita que a Ciência pode comprovar isso? (t) <@Mei_PB> lizabeth_3, nos dizem os espíritos que sim, que a ciência avança para compreender a conexão entre os domínios físicos e extrafísicos. Isso, porém, deverá acompanhar um programa, qual seja: A evolução moral para que a ciência possa ver a realidade espiritual, ou como os próprios cientistas preferem, a realidade multidimensional. (t) 8 - <+lizabeth_3> Você acredita que através da comprovação do desenvolvimento moral...A Ciência pode chegar a comprovar a vida do Espírito? (t) <@Mei_PB> lizabeth_3, não necessariamente. Acredito que a compreensão se dará na medida que a ciência atenda a certos requisitos, os quais ainda engatinhamos. Não basta pesquisar, mas temos que aprender a olhar, a ver a realidade. Jesus, em citação no Evangelho diz: "Graças Te dou Pai, por revelares isto aos humildes e simples, e não aos doutos e prudentes". Portanto, precisamos nos moralizar como homens.(t) 9 - <+lizabeth_3> Você acha que a Ciência vai confirmar a reencarnação, se os cientistas têm dificuldade em ver a Deus (?) se ela não comprovar...Alguém poderá comprová-la? (t) <@Mei_PB> lizabeth_3, para ser franco, acho que a reencarnação são favas contadas, ou seja, já é fato acadêmico, não obstante a teima de alguns que preferem atender a outras perspectivas... Recordo-me aqui o ocorrido com inúmeros cientistas que relataram suas teorias e foram todos rechaçados. ...O Pai da microbiologia, por exemplo, L. Pasteur, ao se ver diante do fórum, quase levou pedradas em praça pública. O inventor do telefone, também fizeram chacotas com ele. Mas assim caminham os homens. (t) 10 - <@titrigo> Mei, há alguma forma de buscarmos um equilíbrio na conquista do progresso moral e intelectual? Podemos desenvolvê-los paralelamente? (t) <@Mei_PB> titrigo, ótima questão, nos dá possibilidade de falar na proposta espírita, evangélica... O Espiritismo propõe, através dos esclarecimentos de seus postulados (Reencarnação, progresso, causa e efeito, etc) que será pela reforma moral que o homem poderá almejar a felicidade. Todavia, nos mostra que isso é um processo, e esta conquista depende dos nossos esforços em melhor as nossas tendências. Portanto, será pelo esforço em se melhorar que manteremos nosso equilíbrio, entre o intelecto e a moral, de forma a nos ajustar à plenitude...Desejo de todos nós, homens num mundo de provas e expiações. (t) 11 -<+lizabeth_3> Não existe uma incoerência aí: se não podemos comprovar a reencarnação, se nossa fé tem de ser raciocinada, porque acreditar, então nisso? (t) <@Mei_PB> lizabeth_3, acho que houve algum mal entendido. A reencarnação já é fato. Há várias comprovações, mas até ir ao mundo e mudar o paradigma, vai longa distância. Eis porque, mesmo sendo raciocinada, e isso mudou nossas expectativas de realidade, ainda exige de muitos que também raciocinem. Mas isso não se dá por mentes condicionadas, mas sim por mentes livres que buscam a compreensão que a natureza oferece... Veja que a reencarnação não se limita aos espíritas, mas a grande maioria dos espiritualistas. (t) Oração Final: <+FuLaNu> Eis que assim findamos mais uma reunião de estudo, com o propósito de melhorarmos o intelecto para torná-lo mais uma ferramenta para o progresso moral... Que sejamos capazes disso, superando nossos medos, nossas fraquezas, cada dia um pouquinho, visto que a caminhada se dá a passos curtos, a princípio... E pra isso, contamos com a ajuda de nossos amigos, encarnados e desencarnados, para que sejamos lembrados do propósito maior: Amar. Pedimos ao nosso mestre Jesus e aos espíritos protetores, paciência para com os absurdos que cometemos, pois sem eles, cometeremos absurdos ainda maiores. Mas, tendo em mente que também existem as "dádivas" que nos foram concedidas... Onde cada um sabe com certeza quais as suas... Que sejamos humildes, e acima de tudo dignos em sermos gratos por elas. Estejamos na paz de Deus, agora e sempre, contribuindo ao máximo para a dissipação da ignorância que causa tantos males na Terra... Obrigado, mais uma vez, mestres. Amém. (t) <@Mei_PB> Em nome de Deus, de Jesus, dos espíritos benfeitores, do mentor de nossos trabalhos, Caibar Schutel, damos por encerrada a reunião de hoje. Que Jesus nos abençoe a todos!